estruturas

Páginas: 21 (5065 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
Estruturas
É a área relacionada ao cálculo e execução de obras civis, abrangendo o dimensionamento de obras tais como edifícios, pontes e demais componentes estruturais.
Terminadas as fundações de uma edificação, pode se dar início ao levantamento da estrutura que é uma espécie de esqueleto da obra.

Tipo de Projetos:
• Estruturas de concreto armado;
• Estruturas de concreto protendido;• Estruturas metálicas;
Estrutura de concreto pré-moldado;
• Estruturas de madeira;
• Pontes e viadutos;
• Estruturas subterrâneas.

Estrutura de concreto Armado

A estrutura de concreto armado é, certamente, a mais utilizada no Brasil. Basicamente, este tipo de estrutura é composta de barras de aço, chamadas de armaduras, que são inseridas no concreto, formando assim o esqueleto daedificação, composto de pilares, vigas e lajes. Por tanto é importante que seja elaborado um projeto estrutural, devidamente calculado por um profissional habilitado, em função das cargas a que estará submetido o edifício.

Elementos das Estruturas de Concreto Armado:
Lajes: Podem ser consideradas elementos estruturais bidimensionais, uma vez que duas de suas dimensões são bem maiores que aterceira (no caso a espessura) e as ações permanentes como peso próprio do piso, revestimento e paredes agem sobre este plano. Nas estruturas, as lajes têm importância preponderante, no consumo de concreto.

Vigas: São os elementos da estrutura que recebem a carga advinda das lajes e de outras vigas e repassam a mesma aos pilares, que por consequência irão transmitir estes esforços para a fundação.Amplamente utilizadas na engenharia, as vigas possuem diferentes formas de seção, denominadas perfis. Os perfis mais utilizados são o perfil “I” e o perfil “L”.

Pilares: O Pilar recebe os esforços da viga e transmite os mesmos para a fundação. Desta forma, é considerada o elemento estrutural de maior potencial dentro do sistema de estruturas.



Montagem da estrutura:
Para montar aestrutura de uma edificação, devem ser levantados pilares e vigas e concretadas as lages.Cada pilar e viga necessitam de uma forma de madeira na qual o concreto será despejado e onde serão inseridas as armaduras.Na execução das formas, deve-se observar :
Nivelamento das lages e vigas;
Furo para passagem de futuras tubulações (elétrica e hidráulica);
Superposição nos pilares;
Limpeza das formas.VANTAGENS:
Economia - o concreto se revela mais barato que a estrutura metálica, exceto em casos de vãos muitos grandes. Em muitos casos os agregados podem ser obtidos no próprio local da obra. Não exige mão de obra especializada.
Durabilidade - a resistência do concreto aumenta com o tempo.
Adaptação a qualquer tipo de forma.
Manutenção e conservação praticamente nulas.Resistência ao fogo.
Impermeabilidade.
Resistência ao desgaste mecânico (choques, vibrações).
Facilidade de execução (fácil emprego e manuseio).

DESVANTAGENS:
Entretanto, apesar de tantas vantagens, o concreto armado apresenta também serias
desvantagens, como:
Grande peso-próprio 2500 kg / m3 (pode ser reduzido com utilização de agregados leves).
Reforma e demolições difíceis ou ate impossíveis.Baixo grau de proteção térmica.
Demora de utilização (o prazo pode ser reduzido com a utilização de aditivos).

Principais Normas Técnicas:
NBR 6118(Projeto de estruturas de concreto – Procedimento): Esta Norma fixa os requisitos básicos exigíveis para projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido. Esta Norma estabelece os requisitos gerais a serem atendidos pelo projetocomo um todo, bem como os requisitos específicos relativos a cada uma de suas etapas. No caso de estruturas especiais, tais como de elementos pré-moldados, pontes e viadutos, obras hidráulicas, arcos, silos, chaminés, torres, estruturas off-shore, ou em que se utilizam técnicas construtivas não convencionais, tais como formas deslizantes, balanços sucessivos, lançamentos progressivos e concreto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrutura
  • Estrutura
  • Estruturas
  • Estrutura
  • Estruturas
  • estrutura
  • Estruturas
  • Estrutura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!