Estruturas politica da França e Inglaterra

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Estrutura Política da França

A França na Idade Média, que ocupava uma área correspondente à França do presente, surgiu com a morte de Luís I, o Piedoso em 840 e durou até a metade do século XV.
A Idade Média na França foi marcada por alguns fatos dentre eles temos: as invasões Vikings e a dissolução pacífica do Império Carolíngio por autoridades locais, o surgimento do sistema Feudal comservos e a relação de suserania e vassalagem, o crescimento da região sob poder da dinastia capetiana e suas lutas contra as expansões normanda e angevina, a ascensão da Casa de Valois a longa crise dinástica da Guerra dos Cem Anos com o Reino da Inglaterra e a catastrófica epidemia Peste Negra.
Durante a ascensão de Hugo Capeto ao trono até o reinado de Carlos Magno a posição político-jurídica dosoberano francês sofre profundas alterações. Onde seu poder decresce no século X e só firma-se no século XVIII. E esse crescimento do poder real conduzirá a ruína as estruturas políticas da feudalidade. Três fatores chamam atenção para o crescimento do fortalecimento do poder monárquico: a associação ao trono do sucessor (que já era praticado pelos carolíngios), que é o direito da família ao trono,a hereditariedade do trono que decorre dessa prática por via de costume e a preocupação dos capetíngios de legitimar a permanência no trono através de contratos matrimonias com descendentes de Carlos Magno.
Cabe mencionar também a sagração um fator importante que assinala a diferença entre o rei e os demais suseranos. A sagração é apontada como uma explicação onde as mulheres são incapazes desuceder a coroa. Essa exclusão das mulheres em suceder foi auxiliada ao fato de durante três séculos cada rei capetíngio sempre ter tido filho do sexo masculino para a sucessão. Ai por volta do século XIV com a morte dos filhos de Felipe, consagra o princípio de exclusão das mulheres e os descendentes por via feminina.
Suserania e Soberania
Como suserano, o rei está integrado no sistema feudal.Não é, entretanto, um suserano comum; recebe de seus vassalos homenagens lígias, exerce a justiça senhorial, não presta homenagens, não demanda jamais junto a corte de um vassalo. Então o suserano oferece terras aos vassalos e em troca os vassalos deveria oferecer ao rei fidelidade absoluta e proteção.
Como soberano, o rei situa-se, na realidade, acima do próprio regime feudal pois exerce um poderque não deriva da homenagem. Como soberano o rei possui o poder de administrar, e a autoridade suprema embora limitada.
A soberania real sofre evidentemente uma evolução. A guerra dos cem anos acelera decisivamente essa evolução: o rei passa encarnar o interesse nacional.
Os grandes deveres do rei
O rei implica na função do comprimento de graves deveres para com seus súditos. E entre essesdeveres vem em primeiro lugar o plano de proteger o reino e a igreja. Essa proteção se processa tanto no campo interno quanto no campo externo, e também fazer a justiça em nome do bem comum.
Órgãos centrais do governo
Duas categorias de pessoas prestam ao soberano francês nos primeiros séculos capetíngios um concurso inestimável e indispensável no sentido de orientá-lo e aconselhá-lo nas maisdiferentes situações. Que vem a ser a Domus Real e a Cúria Regis e mais tarde no início do século XIV vão aparecer os Estados Gerais.
A Domus Real era a categoria onde se encontravam os familiares do rei, os servidores mais próximos e os oficias da coroa. A rainha ela é citada em primeiro lugar quando se trata das pessoas que exercem influência nos negócios do rei.
A Cúria Regis foi uma assembleia devassalos especialmente convocados pelo rei, devido ele sentir necessidade de ouvir mais alguém de responsabilidade além dos integrantes da Domus Real. A Cúria Regis tratava de assuntos de ordem política e o rei ele não tinha obrigação de seguir a opinião da Cúria embora a seguisse. E com a evolução da Cúria Regis novos cargos vão surgir: os bailios, o parlamento e a câmera de contas.
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Absolutismo França e Inglaterra
  • Trabalho eua, frança e inglaterra
  • Vinculação da França,Russia e Inglaterra
  • A guerra entre frança e inglaterra
  • Grandes navegações(França/Holanda/Inglaterra)
  • A Centralização política na Inglaterra
  • Condições sociais e políticas da inglaterra
  • História Politica da França

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!