ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE EMPRESAS CONSULTORAS

806 palavras 4 páginas
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE EMPRESAS CONSULTORAS

CARDOSO, Francisco F.; VIVANCOS, Adriano G. Estruturas organizacionais e estratégicas competitivas de empresas construtoras, In: RESENDE, M. F. et al (eds.). Simpósio Brasileiro de Gestão da Qualidade e Organização do trabalho: A Competitividade da Construção Civil no Novo Milênio. Recife, UPE-ANTAC, 22 a 26 agosto 1990. pp 1-10.

Sabe-se que a forma organizacional das empresas tem influência direta no desempenhar e de suas atividades e nos resultados obtidos por ela. Nesse sentido, foi realizado este trabalho, que caracteriza as principais formas de departamentalização adotadas pelas empresas da área de construção civil, com a finalidade de relacionar a estrutura organizacional da empresa à sua produtividade e à sua capacidade competitiva. O estudo foi feito com base em questionamentos aparentemente muito simples, como quais são as atividades administrativas desenvolvidas no interior de uma empresa e qual a estrutura que essa empresa precisa ter para conseguir desenvolver essas atividades.
Foi feito um estudo de casos com seis empresas no ramo da construção civil no estado de São Paulo, levando em consideração alguns elementos das estruturas organizacionais colocados em pauta por MINTZBERG (1995), como: núcleo operacional, que engloba a parte do trabalho básico (prestação de serviços e bens); cúpula estratégica, onde estariam os cargos responsáveis pela organização; tecnoestrutura, onde se encontram os que não operam os serviços, apenas o planejam, modificam; assessoria de apoio, que serve de apoio para todas as outras áreas da organização. Para essa estudo, também foram consideradas as definições feitas por VASCONCELLOS & HEMSLEY (1986) do que seriam estruturas tradicionais e inovativas, as quais diferem, segundo essa definição, pelo nível de formalização, a unidade de comando, a especialização concentrada ou diversificada, a direção da comunicação e as formas de

Relacionados

  • Gestão do conhecimento
    19317 palavras | 78 páginas