Estruturas de mercado em oligopólio

Páginas: 7 (1668 palavras) Publicado: 4 de maio de 2012
Economia Regional e Urbana
Direito à Cidade e Economia Espacial
Henri Lefebvre e Milton Santos

Historicamente, o espaço urbano foi se desenvolvendo de forma mais acentuada durante o advento da Revolução Industrial, pois segundo Lefebvre:
“Para apresentar e expor a ‘problemática’ urbana, impõe-se um ponto de partida: o processo de industrialização (...)”. (Lefebrve, 1991, p. 3 )
O autorafirma que o processo de industrialização é tido como indutor, onde o induzido, isto é, os elementos que fazem referência à cidade e ao desenvolvimento da realidade urbana, se refletem na sociedade, principalmente nas classes menos favorecidas.
O grande processo de transformação socioeconômica iniciado no século XVIII consolidou o capitalismo como modo de produção com o surgimento de novasmáquinas, novas fontes de energia e, conseqüentemente novas relações de trabalho e nova oposição das classes. A condição de vida dos operários até meados do século XIX,era degradante. A maioria deles morava em cortiços sem as mínimas condições de higiene. Apesar do grande crescimento industrial, que fez com que milhares de pessoas abandonassem os campos em busca de melhores condições de vida nas cidades,milhares continuavam desempregados, e muitos se entregavam aos crimes e à prostituição. A vida nas cidades começa a virar um verdadeiro caos. Nada diferente da realidade presente, pois o que mais se vê é a criminalidade nos grandes espaços urbanos que se dizem “modernos”.
A cidade, a partir de então, começa a apresentar algumas características bem marcantes, a cidade como obra e como produto, asquais destaca Lefebvre:
“A própria cidade é uma obra, e esta característica contrasta com a orientação irreversível na direção do dinheiro, na direção do comércio, na direção das trocas, na direção dos produtos. Com efeito, a obra é valor de uso e o produto é valor de troca (...).” (Lefebvre, 1991, p. 4)
Como afirma o autor, a obra se reflete no valor de uso. O uso da cidade, ou seja, das ruas,avenidas, praças, edifícios, etc. se observa que é relativamente restrito. Essa restrição é dada somente ás classes mais favorecidas, onde o dinheiro dá a oportunidade de essas classes aproveitarem o máximo da cidade, isto é, freqüentam e/ou moram em lugares mais bem estruturados e condizentes com as suas condições de vida “superiores”, deixando de lado uma grande massa de pessoas, as quais nem aomenos tem o prazer de freqüentar certos locais como shoppings, restaurantes, teatro... Ou de morar em condomínios fechados e mansões.
A cidade como produto, por sua vez, indica que é um espaço aberto para que o capitalismo se sobressaia. É o lugar onde as fábricas e o comercio em geral fazem também o “uso” da cidade para se reproduzirem ainda mais, e por outro lado, fragmentar ainda mais oespaço urbano, fazendo com que as aglomerações se desenvolvam principalmente aos arredores das cidades, onde o suburbano, que é produto do urbano, se faz presente. É o lugar o qual se observa de que forma o uso da cidade é feito de acordo com as diversas classes sociais. O exemplo mais próximo que nós temos é a cidade de Brasília. A cidade dos sonhos, planejada para ser a capital do país. Uma cidade quedeveria servir de exemplo para muitas, que demonstrou na sua aparência, ser objeto de um grande passo do desenvolvimento econômico e político brasileiro, mas que na sua essência, hoje, enxergamos claramente nos seus entornos, as suas mazelas.
Partindo do exemplo da cidade de Brasília, levando em consideração a questão do planejamento, vejamos o que Milton Santos diz a respeito de tal:
“Nãocremos que seja um exagero afirmar que o planejamento tem sido um instrumento indispensável á manutenção e ao agravamento do atraso dos países pobres, assim como ao agravamento ou exacerbação de disparidades sociais” (Santos, 2003, p. 13)
O planejamento, a princípio, parece ser algo que irá ajudar a desenvolver um país, um estado, ou uma cidade. No entanto, para Milton Santos, tal planejamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura de mercado monopolio e oligopolio
  • Economia final estruturas de mercado monopolio e oligopolio
  • Mercado Oligopólio
  • ESTRUTURA DE MERCADO: Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística (ou Imperfeita) e...
  • Tipos de mercado
  • ESTRUTURAS DE MERCADO
  • ESTRUTURAS DE MERCADOS
  • Estrutura de mercados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!