Estruturas de concreto, metálixas e madeira

Páginas: 8 (1972 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013

E2 -ESTRUTURAS DE CONCRETO, METÁLICAS E DE MADEIRAS


1. Com relação à estrutura de concreto armado, responda as seguintes questões:

 Cite as principais vantagens e desvantagens do sistema construtivo em estrutura de concreto armado.
 Quais as principais funções do sistema de forma? Cite as vantagens e desvantagens da utilização de formas pré-fabricadas e o de formas produzidas naobra.
 Cite as principais diferenças do sistema de forma tradicional para o sistema de forma racionalizado.

1.1 Para se caracterizar as principais vantagens do concreto armado fica evidente a sua economia principalmente no Brasil onde seus componentes são encontrados facilmente e a baixo custo, Sua durabilidade dez de que seja utilizado com a dosagem correta e não prejudica a arquitetura porsua fácil moldagem, sua execução e recobrimento são relativamente rápidos e com isso aceleram as etapas da obra por sua rapidez de construção, é muito resistente ao fogo dez de que a armadura esteja devidamente coberta pelo concreto, tem uma boa resistência as choques e vibrações e pode ter uma boa impermeabilidade dez de que dosado e executado de forma correta.
Por outro lado o concreto armadotem como uma de suas principais desvantagens o seu peso próprio elevado, as reformas e adaptações neste tipo de estruturas são de difícil execução pois se executado de maneira indevida podem prejudicar a estrutura de todo o empreendimento, é frequente o aparecimento de fissuras havendo a necessidade de uma manutenção adequada para o controle destas e por fim o concreto armado não é um bom isolantetérmico e sonoro.

1.2 Para uma execução de serviços estruturais através de concretagem é essencial à utilização de formas elaboradas com dimensões de maneira a corresponderem exatamente com a estrutura planejada, para tal pode se utilizar formas de aço ou como é mais comum formas de madeira, estas podem ser pré-fabricadas por um fornecedor, ou elaboradas diretamente na obra por uma equipedesignada a tal serviço. Muitas tecnologias têm chegado ao Brasil e estão incrementando a produtividade na execução das obras através de modernos sistemas de fôrmas. Todas estas fôrmas, normalizadas pelas entidades competentes, têm suas vantagens. Apenas devem ser estudadas principalmente com relação à adaptação às necessidades de cada obra, essas vantagens seria uma maior agilidade no processo deconcretagem, uma forma de qualidade obedecendo à normativa vigente, descarta a necessidade de uma equipe para trabalhar na confecção das formas. Em contrapartida a utilização de formas pré-fabricadas pode não ser viável, pois há vários estudos necessários a serem feitos a respeito das necessidades especificas de cada obra, o transporte e o custo final das formas pré-fabricadas acabam sendo mais alto.Já em relação às formas elaboradas na obra, segue as seguintes vantagens, custo relativamente menor, possibilidade de adaptação das formas para reaproveitamento dez de que elaboradas de maneira correta, elaboração das formas especificas para a obra em questão. Com tudo é importante salientar as controversas desta opção: que são uma equipe própria para a elaboração as formas, maior tempo para suaobtenção, geralmente uma menor qualidade.

1.3 A principal diferença entre o sistema de forma convenciona e o racionalizado é que o sistema de forma convencional, tem como principal objetivo: dar forma ao concreto, conter o concreto fresco e sustenta-lo até que tenha resistência suficiente para se sustentar por si só, proporcionar a superfície do concreto a rugosidade necessária, servir desuporte para o posicionamento da armação, permitindo a colocação de espaçadores para garantir os cobrimentos, servir de suporte para o posicionamento de elementos de instalações outros itens embutidos, servir de estrutura provisória para as atividades de armação e concretagem, devendo resistir as cargas provenientes do seu peso próprio, além das de serviço, tais como pessoas, equipamentos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRUTURAS DE CONCRETO,METÁLICAS E DE MADEIRAS
  • Estruturas de Concreto, Metálicas e de Madeiras
  • ESTRUTURAS DE CONCRETO, METÁLICAS E DE MADEIRAS.
  • Estruturas de Concreto, Metálicas e de Madeira
  • Utilização de fôrmas de madeira em estrutura de concreto
  • Estruturas Mistas em Concreto e Madeira em Pontes
  • Atividade 3 Estrutura De Concreto Met Licas E De Madeiras
  • Execução de formas de madeira para estrutura de concreto armado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!