ESTRUTURALISMO LEVI STRAUSS E FUNCIONALISMO

Páginas: 6 (1269 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2015
ESTRUTURALISMO

No campo dos estudos da antropologia e do mito, o trabalho foi levado a diante por Claude Lévi-Strauss, no período imediato à II Guerra Mundial, que divulgou e introduziu os princípios do estruturalismo para uma ampla audiência, alcançando uma influência quase que universal, fazendo com que o seu nome, o de Lévi-Strauss, não só se confundisse com o estruturalismo como se tornasseum sinônimo dele. O estruturalismo virou "moda" intelectual nos anos 60 e 70. Os livros de Strauss tiveram um alcance que transcendeu em muito aos interesses dos especialistas ou curiosos da antropologia. Desde aquela época o estruturalismo de Lévi-Strauss tornou-se referência obrigatória na filosofia, na psicologia e na sociologia. Embora o etnólogo da época não desse um valor privilegiado àhistória (sendo ela, de certa forma, indiferente para este caso), pode-se entender a antropologia estrutural como um método de tentar entender a história de sociedades que não a têm, como é o caso das sociedades primitivas.
Enquanto a ciência racionalista e positivista do século XIX desprezava a mitologia, a magia, o animismo e os rituais fetichistas em geral, Lévi-Strauss entendeu-as como recursosde uma narrativa da história tribal, como expressões legitimas de manifestações de desejos e projeções ocultas, todas elas merecedoras de serem admitidas no papel de matéria-prima antropológica. Mesmo que eles, os mitos, nada revelavam sobre a ordem do mundo, serviam muito para entender-se o funcionamento da cultura que o gerou e perpetuou.
O objetivo de Strauss era provar que a estrutura dos mitosera idêntica em qualquer canto da Terra, confirmando assim que a estrutura mental da humanidade é a mesma, independentemente da raça, clima ou religião adotada ou praticada. Contrapondo o mito à história, ele separou as sociedades humanas em “frias” e “quentes”, formando então a seguinte classificação delas:
SOCIEDADES FRIAS (PRIMITIVAS): Encontram-se "fora da história", orientando-se pelo modomítico de pensar, sendo que o mito é definido como "máquinas de supressão do tempo".
SOCIEDADES QUENTES (CIVILIZADAS): Movem-se dentro da história, com ênfase no progresso, estando em constante transformação tecnológica.

Partindo das ideias de Lévi-Strauss e de outros estudiosos da época, o estruturalismo ficou especificado em quatro procedimentos básicos:
I. Primeiro, a análise estrutural examinaas infraestruturas inconscientes dos fenômenos culturais;

II. Segundo, considera os elementos da infraestrutura como "relacionados," não como entidades independentes;

III. Em terceiro, procura entender a coerência do sistema;

IV. Por último, propõe a contabilidade geral das leis para os testes padrões subjacentes no sentido da organização dos fenômenos.

Ao avaliar as estruturas profundas,subjacentes, que se ocultam por detrás dos fenômenos, escapando do primeiro olhar humano, o estruturalismo aproxima-se das visões de Marx (a infraestrutura econômica)e Freud (o poder do inconsciente). Ambos, como se sabe, entendiam os fenômenos sociais ou comportamentais como obrigatoriamente condicionados por forças impessoais (o Capitalismo, o Superego), deslocando, desde então, o problema doestudo da consciência ou das escolhas individuais para um quadro bem mais amplo, dos macrossistemas. Ao contrário da ciência de inclinação liberal, para as correntes citadas acima, o indivíduo pouco contava. Tal como o marxismo e o freudismo, o estruturalismo diminui a importância do que é singular, subjetivo, individual, retratando o ser, a pessoa humana, como resultante de uma construção, aconsequência de sistemas impessoais (no marxismo o indivíduo é marionete do sistema capitalista, na psicanálise, se bem que amparado no ego, ele é regido pelos impulsos do inconsciente, e na antropologia estrutural pelas relações de parentesco determinadas pelo totemismo).
Os indivíduos, por conseguinte, nem produzem nem controlam os códigos e as convenções que regem e envolvem a existência social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRUTURALISMO LEVI STRAUSS E FUNCIONALISMO
  • Resenha do texto mitos e estruturalismo na antropologia o estruturalismo de lévi-strauss mito e ciência
  • Levi Strauss
  • Lévi-strauss
  • Levi Strauss
  • Levi strauss
  • estruturalismo e funcionalismo
  • Lévi Strauss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!