estruturaismo

291 palavras 2 páginas
EVOLUSCIONISMO A evolução é a adaptação dos seres vivos que são as alterações ocorridas no meio ambiente, sendo assim discutida no século XIII, pois acreditava numa doutrina chamada fixíssimo e assim por causa da evolução os seres vivos foram ganhando novas formas novas transformações no universo etc...

No evolucionismo cultural a superioridade de uma cultura sobre outra era a principal questão. A distinção e a separação do evolucionismo cultural e evolucionismo biológico passou a ser de um período de formação e uma analise e muito mais preocupada com a sociedade e seus valores.

Amplitude do objetivo de estudo usava em estudo a cultura. O fator tempo os evolucionistas procuraram criar um novo tempo que era cultural. O método cientifica implicava necessariamente na utilização da comparação.
Ciência que tem como objetivo de estudo sobre o homem e a humanidade abrangendo todas as dimensões. Os principais temas de preocupação dos evolucionistas foram as instituições religiosas e as instituições familiares. Em qualquer dos temas a preocupação central era demonstrar como a cultura obedece a uma evolução universal e unilinear. Inegável, sem duvida, foi a influencia dos estudos realizados por alguns expoentes da teoria evolucionista na antropologia.

Não existe diferença entre o neoevolucionismo e a evolução básica continua sendo o estudo das grandes linhas do fenômeno cultural.

Muitos antropólogos ministravam cursos para administradores colônias sobre o argumento de que o conhecimento do povo poderia facilitar sua administração, os antropólogos queriam de alguma forma luta pelo conhecimento da utilidade da antropologia para o governo.

Relacionados

  • Resumo estruturaismo
    509 palavras | 3 páginas