Estrutura e organização

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
Introdução

Para que o professor possa executar suas tarefas de educador, existe o trabalho de diversos órgãos e estruturas envolvidas, de maneira a propiciar a possibilidade da execução do ensino. Começando pela criação de Leis Constitucionais que definem e exigem dos poderes a educação para o povo, como também de Leis infraconstitucionais, da União, do Distrito Federal e dos Municípios para adefinição e exigência da atuação do Estado. Portanto, o primeiro segmento envolvido na educação é o poder Legislativo. Com a exigência legal, os poderes executivos, respectivamente, são obrigados a garanti-la. E, para se financiar determinados segmentos da educação passamos a depender de políticas desenvolvidas pelos chefes dos executivos (Federal, Estadual, do Distrito Federal e Municipal). Quecom dinheiro público ou privado a financiam.
Esse envolvimento e essa interdependência de outros órgãos com o sistema educacional não forma com a educação um só sistema, mas relação entre sistemas, conflituosa, aliás. Pois, todos os segmentos dependem da educação e esta por sua vez depende de todos, de maneira que co-existam.
Quando se depende de gerenciamento político para qualquer segmentosocial, especialmente no Brasil, por ser uma nação heterogênea em todos os sentidos, tendo, portanto uma diversidade muito grande de interesses, como ideologia, religião, política, economia, etc, nada ou quase nada é definido tecnicamente, mas de acordo com a conveniência política, econômica e ideológica dos envolvidos. E, essa parece ser a matriz dos diversos problemas para a efetivação de umsistema educacional no país.

A Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil

Tomando como referencia definições do dicionário para o significado do termo sistema, que são: “o conjunto de elementos materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação” e “Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si e que funcionam como estruturasorganizadas”. Podemos concluir que o sistema é um conjunto diversificado em sua composição, pois contém diversos sub sistemas compostos, por sua vez, de partes e sub-partes iguais ou diferentes que relacionam-se entre si de forma harmoniosa, sincronizada, de maneira que tornam-se interdependentes, pois todas as partes envolvidas tem como objetivo alcançar o resultado desejado pelo conjunto.
Diante de taldefinição, um sistema só pode existir se for composto por elementos de diferentes naturezas. O Brasil, portanto com suas características só pode ter sucesso na educação se estabelecer um sistema coeso na mais pura acepção do termo. Não como uma colcha de retalhos ou uma máquina onde cada equipamento funciona de forma independente sem considerar sua interdependência com as demais partes do sistema.Para o educador Dermeval Saviani, “não há um sistema educacional no Brasil”. Para ele a formação de um sistema educacional depende de três condições básicas: os problemas educacionais de determinada situação histórico-geográfica, o conhecimento das estruturas da realidade e uma teoria da educação, esta última refere-se à condição de realizar a passagem da intencionalidade individual para ocoletivo.
Para melhor entendermos Dermeval Saviani, observemos que no Brasil a educação se subdivide em micros sistemas, se é que assim podem ser chamados:
- O sistema federal, que compreende as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de ensino superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.
- Os sistemas de ensino dos estados e DistritoFederal, que compreende as instituições de ensino por eles mantidas, respectivamente.
- As instituições de educação superior mantidas pelos estados, as instituições de ensino médio e fundamental criadas pela iniciativa privada, os órgãos de educação estaduais e do distrito federal.
- As instituições municipais de educação infantil, ensino médio e fundamental
- As instituições de ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrutura e organização
  • estrutura e organizaçaõ
  • estrutura e organização
  • Estrutura e organização
  • Estrutura e organização
  • ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
  • Organização e Estrutura
  • Estrutura e organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!