Estrutura e organização da educação brasileira

Páginas: 14 (3377 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA






ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA









Caroline Farias Tannus - RA 412770
Erica de Jesus Gomes - RA 412891
Monique Santos Silva - RA 421007
Sárvia Ferreira Lopes Ramos - RA 426624
Priscila Gonçalves Guimarães – RA 408752







PORTO SEGURO
2013Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Estrutura e Organização da Educação Brasileira, sob orientação do professor-tutor à distância Djalma Silveira.





1 - Introdução

A educação é gerada através de um conhecimento, sendo adquirida na escola, com afamília, e na sociedade, ou seja, do meio em que vive. Buscando orientar e transmitir suas culturas e seus valores, seja no modo de pensar, sentir e agir, a família ocupa o primeiro passo para essa trajetória de formação da criança, que começa desde o primeiro momento em que ela vem ao mundo.
Preparar-se para o convívio social harmônico e qualificar o indivíduo para o competitivo mercado de trabalho,é hoje, peças chaves na escola em busca de uma educação de qualidade e direitos garantidos dos cidadãos.
A educação no Brasil é relativamente considerada positiva. Esta é uma afirmativa em que o governo convenientemente remete a população, da qual muitas vezes, confiam nas informações em que lhe são passadas, devido não ter um senso crítico, no qual consiga perceber que temos sim Leis bemelaboradas, que são meras teorias, já que não são devidamente praticadas.
Através de pesquisas dos temas Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil, Incumbência de cada Sistema de Ensino no Brasil, Modalidades de Educação apresentada pela LDB, Níveis e modalidades da educação escolar brasileira, vamos conhecer os métodos, quais os funcionamentos das estruturas educacionais do nosso país e os seuspontos positivos e negativos.













2 - Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil.

No âmbito federal, estadual e municipal, o Brasil é um país que vem gradualmente se desenvolvendo na área da educação, destacando-se cada vez mais a importância do saber. Grandes são as barreiras para que se tenha uma educação de qualidade, pois ao longo de sua trajetória e formação, todoo sistema educacional mantém-se conectado as questões políticas, econômicas e sociais.
Com a Globalização, as práticas pedagógicas sofrem a cada dia á necessidade de inovação, de transformação contínua, de abrir a porta da instituição para toda a diversidade cultural e então somá-las com sua metodologia e reformulá-las, tendo sabedoria de transmitir didaticamente o melhor para o educando.Não só na educação, como um todo, temos regras á seguirem. São as Leis da Constituição Federal de 1988, também conhecida como a Carta Magna. É através dela que o cidadão terá conhecimento de todos os seus direitos, é nela em que todas as leis são regidas. Em 1996, surgi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para que se reforce e estabeleça a estrutura e organização da Educação no Brasil.Conhecida abreviadamente como LDB, trouxe e está trazendo benefícios para á área da educação, não deixando para traz a Constituição Federal que é a principal Lei do nosso país.
Na LDB (Lei nº 9394/96), ao decorrer de toda transformação social, econômica e política, as leis são reformuladas, devido á necessidade precisa do mercado atual. Segundo o artigo 211/CF a União, os Estados, o DistritoFederal e os Municípios compõem um regime de cooperação nos seus sistemas de ensino. Sendo assim, a União organizará o sistema federal de ensino e dos territórios, financiando as instituições de ensino públicos, federais, estaduais e municipais dando assistência igual a ambos. Os municípios atuam priorizando o ensino fundamental e médio. Na organização do sistema educacional, os Estados e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!