Estrutura e organização da educação brasileira

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 10 de junho de 2011
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA
1°SEMESTRE
Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil.

ACADEMICOS:

Demilson Pulheze R.A 299079
Thays Fernanda Mariano Alves R.A 309240
Adriano Nascimento CaetanoR.A 302299
Larissa Cruz da Silva

Pólo de Santo Anastácio - SP
INTRODUÇÃO

Os países mais desenvolvidos como os Estados Unidos da América começaram a pressionar o Brasil para a ampliação dos espaços escolares privados e a diminuição dos espaços públicos, priorizando o ensino particular e desvalorizando a educação pública e seus profissionais.
Vários setores privados inclusive a mídia,tiveram interesse nessa privatização, visando o lucro e não a educação de qualidade.
Essa época de intensas manifestações, e esse continuo interesse de privatização do ensino, precisava-se criar setores especializados na legalização, um órgão relativo à educação e também a fiscalização do ensino como, por exemplo, o MEC, começava-se a pensar na possibilidade de implantar a educação a distância,os currículos escolares obrigatórios que foram substituídos pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).
A municipalização foi incentivada, dando os municípios à autorização necessária para poderem atuar no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental.
As pessoas que tinham um poder aquisitivo maior migravam das escolas públicas para as escolas particulares, aumentando assim o êxodo econtribuindo para a redução dos trabalhadores públicos da educação que tiveram perdas salariais enormes nessa época (1970 a 1990).
Nesse panorama, por volta de 1980, de acordo com autor do artigo “Texto proposto para subsidiar a discussão sobre a LDB (pelo GT Educação da ADUSP e pela ANDE)” (2008) as entidades acadêmicas e sindicais começaram a propor um projeto alternativo de LDB com aspectospositivos que acabaram sendo incluídos na Lei: Analisando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a Lei nº 9.394/1996, que foi criada com a intenção de igualizar a educação nacional, percebemos que ela foi elaborada no final dos anos 80 até meados dos anos 90 em que os aspectos neoliberais começaram a ser mais presentes no contexto geral da nação. Como a exigência nas universidades de umterço do corpo docente com titulação no mínimo de Mestre, a incorporação da educação especial, entre outras melhorias consideráveis.
Mas todo esse contexto de liberação, somente foi aprovado na LDB de 1996, seguidamente emendada para serem usadas no setor privado.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Dermeval Saviani (1987), aponta três condições básicas para a construção do sistema educacional.O primeiro é a situação histórico-geográfica, a segunda a estrutura da realidade e a terceira é a teoria da educação.
A situação histórico-geográfica refere-se sobre a realidade do local em que a população vive com sua cultura. A estrutura da realidade é conhecer os problemas da população, suas dificuldades e seus anseios. A Teoria da educação é a condição para realizar passagem daintencionalidade individual e coletiva, ou seja, é o como ensinar e o que ensinar para determinada população, visando o bem individual e o comunidade.
Com a colaboração do artigo 211 da Constituição Federal e do artigo 8º da Lei 9.394/96 percebe-se que não houve uma instigação necessária para se articular um sistema de ensino que necessita para criar um sistema educacional brasileiro.
De acordo comSaviani (1987) existem quatro hipóteses explicativas para a falta de um sistema educacional no Brasil;

“... a primeira é a estrutura da sociedade de classes dificultas uma práxis intencional coletiva. A segunda consiste na existência de diferentes grupos em conflitos, os quais obstaculizam a definição de objetivos tais como os dos partidários de escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!