Estrutura e organização da educação brasileira

Páginas: 10 (2330 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Rosilene Ferreira Ubine Gonçalves R.A: 4343810261
Ingred dos Santos Lemos RA 4708902268
Clarice de LurdesBarbosa RA: 3829697075
Mariana Estela Ubine Rodrigues RA: 4559878439
Aracéle Sanches Dias R.A: 4342842364
Silmara Aparecida Pereira R.A: 3326041723


Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão dadisciplina “Estrutura e Organização da educação Brasileira”, sob orientação do professor-tutor a distância Prof. Msc. Djalma Siveira




Ribeirão Preto
2012

Introdução
Brasil, país em desenvolvimento que diz tratar a educação com prioridade, deixa um “furo” no “sistema” existente no país. O mundo está em constante crescimento, muda a cadaminuto as tecnologias que nos rodeiam, sendo assim o aprendizado, a sabedoria do ser humano se torna essencial no meio onde ele vive.
Um país onde as teorias, métodos e técnicas são importados ou improvisados, não tem um sistema de educação eficaz de acordo com a sua realidade. Se existe um sistema educacional no Brasil o mesmo estará implicado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?Não, o país possui leis que regem a educação, mas não um sistema escolar que atenda as necessidades da macro-educação. Assim enquanto os setores especializados em educação descuidam dos problemas macro-educacionais, pressupondo um sistema, já constituído, os postos da administração pública continuam sendo considerados cargos políticos. Segundo Saviane o levantamento dessa questão já sinaliza apercepção das necessidades da educação. Essa percepção vai ocasionar na mudança de atitude dos educadores: deixarão de pressupor um sistema, passando a encarar a sua construção como tarefa urgente que precisa ser realizada.
Do exposto, conclui-se que o emprego do termo sistema na Lei se orientou pelo critério administrativo, aplicado, porém apenas a um aspecto da educação: o ensino. Haverá no Brasildois tipos de sistema de ensino: um administrado pela união (o sistema federal); o outro administrado pelas Unidades Federativas (os sistemas estaduais e o Distrito Federal), com efeito, o ensino particular se vincula a um ou a outro sistema.
A estrutura do sistema de ensino federal, estadual e municipal, possui pontos em comum: as normas de procedimentos, conteúdos, métodos elaborados, diretrizes,idéias e projetos, mesmas intenções para o setor educacional. A condição no setor publico, degradaram-se nos últimos anos, professore e demais funcionários em educação, vivem desestimulados pelas péssimas condições de trabalho, mal remunerados, sem capacitações, com faltas de conhecimentos básicos à educação.
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB instituída pelaLei n. 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, dita as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional de ensino no âmbito nacional.
Da Constituição Federal 1988 provém o direito a educação, sendo este um direito primaz a todos, não devendo existir distinção.
A partir de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira LDB, o termo Sistema está associado à administração da estrutura geraldo Sistema de Ensino nacional, nas esferas federais, estaduais e municipais:
Sistemas de Ensino federal, compreende as instituições de ensino mantidas pela união, as instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e órgãos federais de educação.
Sistema de ensino dos estados e Distrito Federal compreende as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!