Estrutura e organização da constituição brasileira

Páginas: 34 (8398 palavras) Publicado: 27 de maio de 2012
Universidade Anhanguera - Uniderp




Pedagogia 1º Semestre
Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Djalma


Ana Paula Cardoso 369906 paula_millennium@hotmail.com
Jussara Severo 375361 jussara_severo@hotmail.com Karine Pereira Lopes 369463 karyninha_16@hotmail.com
LidianeFarias dos Santos 374015 lidi_millennium@hotmail.com
Márcia Ferreira dos Santos 369531 marcia18_vasco@hotmail.com
Sirlene Carlos Alves 378357 sirlenedossantos02@hotmail.com






ITAQUIRAÍ - 2012
INTRODUÇÃO
Brasil, país em desenvolvimento que diz tratar a educação com prioridade, deixa um “furo” no “sistema” existente no país. O mundo está em constante crescimento,muda a cada minuto as tecnologias que nos rodeiam, sendo assim o aprendizado, a sabedoria do ser humano se torna essencial no meio onde ele vive.
A estrutura do sistema de ensino federal, estadual e municipal, possui pontos em comum: as normas de procedimentos, conteúdos, métodos elaborados, diretrizes, idéias e projetos, mesmas intenções para o setor educacional. As condições no setor publico,degradaram-se nos últimos anos, professore e demais funcionários em educação, vivem desestimulados pelas péssimas condições de trabalho, mal remunerados, sem capacitações, com faltas de conhecimentos básicos à educação.
A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da LDB (Lei nº 9394/96). De acordo com artigo 211/CF. a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípiosorganizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Sendo assim a União organizará o sistema federal de ensino e dos territórios, financiando as instituições de ensino públicos e federais, dando assistência igual a ambos. Os municípios atuam priorizando o ensino fundamental e médio. Na organização dos sistemas de ensino, os Estados e os municípios decidiram formas de como colaborar, de modoque assegure e abranja o ensino obrigatório.
A educação brasileira, não é a única a passar a passar por testes definidos como “indicadores externos”, como exemplo a Prova Brasil, ENEM, ENADE, PISA e SARESP, esses avaliam as competências e habilidades, descobrindo assim o que é necessário para tentar resolver os problemas estruturais do sistema. Com tudo o País ainda não dispõe de um sistema deensino competente e qualificado, mas há explicações para a falta de um sistema educacional eficiente. Há uma carência de professores interessados e qualificados; a uma descrição de classes sociais, muitas vezes a cultura existente no país é deixada de lado, mal direcionada; usando até mesmo culturas de outros países.
Esses fatores causam um impacto devastador na estrutura e no sistemaeducacional. Mesmo com as varias pesquisas sobre os dispositivos da LDB, sempre haverá dúvidas sobre como interpretar uma norma jurídica educacional, sendo assim cabe ao bom educador abrir caminhos para que a educação seja completa. O sistema educacional deve formar “homens” que tenham noção dos acontecimentos e de suas reais necessidades, um cidadão crítico e participativo, capaz de transformar com aeducação o meio em que vive a organização da educação nacional visa analisar de maneira crítica nosso sistema educacional, discorrendo sobre as inúmeras alterações sofridas por emendas constitucionais e lei especifica para regulamentar nosso sistema, tendo como principal objetivo disponibilizá-lo para análises de educadores, instituições educacionais e todos os interessados em conhecer nossa realidadeeducacional.
A princípio serão explanados os entraves que a educação infantil tem enfrentado em busca de maiores investimentos e valorização deste nível de ensino, por se tratar da primeira etapa que o indivíduo tem com as instituições de ensino, a educação infantil deveria ser inclusa no ensino obrigatório previsto na Constituição Federal de 1988. Será abordada também a significativa melhoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • Estrutura da organização brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • estrutura e organização da educação brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!