ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA SITUAÇÃO COMUNICATIVA: LÍNGUA, AS RELAÇÕES ENTRE TEXTOS E FATORES DE COMPOSIÇÃO TEXTUAL

Páginas: 11 (2654 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3
2.1 O TEXTO NA SITUAÇÃO COMUNICATIVA .................................................. 3
2.2 SEGREDOS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO ESCRITA ......................... 3
2.3 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA COMUNICAÇÃO ......................... 4
2.4 GANCHOS PARAAGARRAR O LEITOR! ...................................................... .5
2.4.1 Primeiro Gancho: “Esfriar” a mensagem .......................................................... 5
2.4.2 Segundo Gancho: a imagem... que pode valer mais que mil palavras! ............6
2.4.3 Terceiro Gancho: comova e assuste o leitor! ..................................................6
2.5 RECEITA PARA AEFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO .................................... 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 8
REFERÊNCIAS............................................................................................. 9











RESUMO

O presente trabalho tomou como base demonstrativa “Técnicas de Comunicação Escrita” de IzidoroBlikstein (2006) para abordar a estrutura e funcionamento da situação comunicativa no plano da escrita. No qual salienta- a partir de uma situação hipotética de comunicação entre gerente e secretária, através do gênero bilhete, desprovido de alguns fatores de textualidade- que para o locutor se fazer entendido de sua intenção comunicativa é necessário que este faça um bom uso da Língua, no âmbitomorfológico, sintático e semântico. Apresentando também algumas peculiaridades da escrita as quais desenvolver-se-ão conjuntamente com uma análise crítica ao longo do referido estudo.

PALAVRAS-CHAVE: estrutura; persuasão; comunicação


















1 INTRODUÇÃO

A linguagem escrita sucede a linguagem oral, mas ambas têm em comum a comunicação humana, a qual constituiuma atividade natural e parte do princípio de que objetiva a compreensão entre os interactantes, legitimando o processo de pôr em comum ideias. Entretanto, ao se tratar de linguagem humana, não se pode omitir a presença de elementos intrínsecos ao indivíduo, como sua personalidade, formação discursiva, contexto sócio-cultural, entre outros, que podem constituir uma barreira para o estabelecimento deuma interação proficiente, seja ela escrita ou oral.
A comunicação tem uma importância essencial e decisiva para a sociedade e, têm agregado em torno de si inúmeros estudos, que buscam de desvendar seus segredos e dirimir os obstáculos que se interpõem ao seu sucesso; seja do ponto de vista sócio-linguístico ou dos aspectos estruturais da comunicação escrita.

2.1 O TEXTO NA SITUAÇÃOCOMUNICATIVA
Faz-se uso da Língua nas diversas atividades humanas, pois é o meio pelo qual a linguagem se faz possível. Através de seu conjunto de signos e normas podemos nos utilizar de forma adequada ou inadequada da Língua num ato de comunicação verbal. Segundo Costa Val (1991) o texto, escrito ou oral, é a unidade comunicativa básica, pois para haver comunicação (linguagem compreensível) entreinterlocutores faz-se uso de frases com sentidos lógicos. Assim o texto falado ou escrito é constituído de fatores que garantem sua compreensão, são eles: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. Havendo uma má utilização de alguns desses fatores de textualidade na produção de textos ocorrera ambiguidade de sentidos ou a própriaausência de tal sentido.
Embora os fatores de textualidade sejam comuns aos textos orais e escritos, pois ambos são unidades sociocomunicativas, os textos orais têm dois aspectos peculiares, são eles: o fato de serem falados (por se tratar de uma conversação); e, as contingências de sua formulação, assim no texto falado há a co-presença e co-autoria de seus interlocutores com marcas de produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O texto científico e a composição textual
  • O papel da situação comunicativa na produção de textos virtuais
  • O USO DE ORGANIZADORES TEXTUAIS NA COMPOSIÇÃO DO TEXTO ESCRITO
  • Funcionamento da lingua (periodo, oracao, paragrafo e texto)
  • LER DEVIA SER PROIBIDO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS, DOS ATOS DE FALA E DAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, SUJEITO E...
  • Funcionamento da Lingua
  • funcionamento da lingua
  • Funcionamento da Língua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!