Estrutura e funcionamento da Educação Básica

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2015
INTRODUÇÂO

O presente portfólio tem com objetivo, de maneira despretensiosa relatar alguns itens que considero importante do guia da disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Que foi escrito e organizado por Ms. Inayá Maria Sampaio e Ms. Polyana Aparecida Roberta da Silva e foi ministrada pela Profª..........................Oferecido pela Faculdade do Noroeste deMinas-FINOM. Este guia se dispõe a analisar a educação básica brasileira, desde a sua política, história e funcionamento, metodologias e especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei. N° 9.e94/96). Afim de que compreendamos melhor a estrutura e funcionamento do ensino brasileiro, com seus princípios e fins. O guia de estudo também apresenta os objetivos e rumos da educaçãobrasileira e nos mostra a fragilidade e o labirinto que o ensino Médio se encontra, e o que ele vem representado na vida dos estudantes.

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS REFLEXOS

A educação brasileira, com a atual constituição em vigor que foi promulgada em 5 de outubro de 1988 que também se denomina “Constituição Cidadã”, nos últimos anos vem sofrendo inúmeras mudanças. Foram muitas as conquistas noentanto é necessário termos conhecimento da real influência que as políticas exercem sobre a Educação, desde a elaboração até a execução. No entanto analisar a educação brasileira implica em considerar a desigualdade social, as ligações intencionas, as avaliações descentralização, etc. Tudo isso deixa em evidencia o tratamento que se dá ao ensino fundamental. Deixando o ensino médio a mercê doacaso.
O sistema de educação brasileiro como instituição social tem que seguir o padrão que a sociedade requer. É do conhecimento de todos que é obrigação do estado analisar, fiscalizar fazer estatística de como está o ensino, criar projetos, dar opções e alternativas para resolver os problemas da educação. (Devo salientar que na maioria das vezes o poder de decisão está sempre nas mãos erradas).Este mesmo sistema tem uma rede de autoridades, tanto no sistema de ensino do país, ou entidade escolar. Existe sempre uma hierarquia de autoridades ou repartições nos mais diferenciados níveis e modalidades. Em muitas áreas específicas de ensino essa autoridade é delegada a órgãos regionais, estaduais, DF e municipais.
Na década de 1990, a prioridade do estado foi de garantir o acesso e apermanência dos estudantes nas escolas, criando assim muitos programas como: Aceleração da aprendizagem, Tá na hora da escola, guia do Livro Didático 1° a 4° séries e o bolsa escola. A meu ver o governo deve sim criar programas para incentivar alunos e famílias, mas de preferência oferecesse a educação de qualidade, com condições reais para competir uma vaga nas Universidades Federais com alunos nativosdas escolas particulares, o que normalmente não acontece.
O Enem, por exemplo, foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade e desempenho do ensino médio, porém com o passar dos anos ele acabou mudando ou perdendo os eu foco. Deixando de ser uma avaliador do ensino médio para ser um instrumento que “facilita” o ingresso do aluno no ensino superior. Devo aqui ressaltar que, alunos das escolaspúblicas que se submetem à prova do Enem, dizem não terem visto sequer o conteúdo que nela se encontra. A língua estrangeira que nossas escolas oferecem que é o inglês, não dá base nenhuma para os alunos, menos ainda para conseguir traduzir um texto em prova do Enem.
Portanto se fosse avaliador do ensino médio da rede pública de ensino seria uma verdadeira catástrofe, e infelizmente é um fatoreal. Portanto, a concorrência é no mínimo desleal. E vagas em Universidade Federal principalmente nos curso considerada nobres como: Medicina, Odontologia e outros, só para os alunos das escolas particulares. Salvo algumas exceções.
A educação pública deve também proporcionar ao educando os meios necessários para entender o mundo em que vive e o momento histórico em que está situado, além de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA
  • Estrutura e funcionamento da Educação Básica
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
  • Estrutura e funcionamento da educação básica
  • estrutura e funcionamento da educação básica
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
  • estrutura e funcionamento da educação básica
  • Estrutura e funcionamento da educação básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!