Estrutura e analise demonstração financeira

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
Campinas, 22 de Abril de 2013.

Introdução:
Temos por meio deste trabalho, elaborar um parecer sobre a saúde patrimonial de uma empresa, baseados num demonstrativo contabil publicado, onde para isso, teremos que aplicar as técnicas de analise financeiro-econômico aprendido.
Analise Vertical e Horizontal:
Efetuar cálculos para Analise Vertical e Analise Horizontal nos DemonstrativosFinanceiros (2007 e 2008) da empresa Indústrias Romi S/A. Compreender a necessidade das analises (vertical e horizontal) na tomada de decisão, bem como interpretar as variações ocorridas apuradas na elaboração.

- Analise Vertical – Balanço Patrimonial.



- Analise Horizontal – DRE




- Analise Horizontal – Balanço Patrimonial



ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CAUSAS DAS VARIAÇÕES
a)Nas Vendas: Pudemos observar que a Receita Operacional Líquida consolidada apresentou um crescimento de 10,1%, em comparação a 2007. Este crescimento deve-se ao desempenho geral de suas operações e pelo empenho positivo da atividade industrial no Brasil nos nove primeiro meses de 2008.

b) Nos Custos dos produtos vendidos: A análise horizontal feita no ano de 2008 no custo dos produtos vendidosapresentou um aumento de 15,74% em relação a 2007. Na análise vertical o aumento foi de 2,89% comparado ao ano anterior. Conforme o aumento da Receita observou o aumento dos Custos.

c) Na margem bruta: A margem bruta da Companhia no ano de 2008 apresentou redução em relação a 2007, atingindo 40,16% contra 43,05% em 2007, conforme conjuntura cambial e a instabilidade de preço de matérias-primasmetálicas.

d) Nas despesas operacionais: Em 2007 o valor das despesas teve um aumento de 15,64% na análise horizontal e de 1,15% na análise vertical. As despesas gerais e administrativas foram as que tiveram maior diferença de um ano para o outro.

e) Nas contas patrimoniais: Ao observarmos o ativo circulante de 2007 para 2008 o aumento de maior relevância foi na conta “Outros créditos” com108,31%, e a que teve menor relevância foi a de “Títulos mantidos para negociação” com redução de 51,82%. No não circulante a conta de “Impostos e contribuições a recuperar” apresentou o maior percentual com 238,43% de aumento, e o menor foi de 16,95% na conta de “Valores a receber - repasse Finame fabricante”.
No passivo circulante tivemos um aumento expressivo de 395,87% na conta de “Dividendos ejuros sobre o capital próprio”, e no não circulante também tivemos um salto de 602,86% na conta “Deságio em controladas”.
No Patrimônio Líquido tivemos dois pontos importantes, uma redução de 63,95% nos Ajustes de avaliação patrimonial e um aumento de 43,71% na Reserva de Lucros.

ETAPA 2 – TÉCNICAS DE ANÁLISES POR ÍNDICES
QUADRO RESUMO DOS ÍNDICES

INTERPRETAÇÃO E OPINIÃO DESCRITA
a)Estrutura:
Participação de capitais de terceiros aumentou 5,47% em 2008 com relação ao ano de 2007, observa-se uma diminuição no Capital próprio da empresa, esse índice mostra qual a participação de capital de terceiros no total dos recursos obtidos para o financiamento do ativo, ou seja, quanto menor melhor para a empresa.

Composição do endividamento teve queda de 1,29% no ano de 2008 emrelação a 2007, isso fez com que aumentasse o tempo para a busca de recursos para saldar as dívidas de curto prazo. Esse índice mostra qual é o percentual das dívidas em curto prazo do total de capital de terceiros, que estão representadas pelo passivo circulante.

Imobilização do Patrimônio Líquido teve uma piora, pois houve um aumento de 17,7% no ano de 2008 em relação a 2007. Todo o PL, ocapital de terceiros à longo prazo e uma parte do capital de terceiros à curto prazo no Ativo não Circulante, esta sendo investido, não restando recursos para o Ativo Circulante. Este índice mostra qual o percentual de comprometimento do capital próprio no ativo não circulante, quanto menor ele for melhor para a empresa.

Imobilização dos recursos não correntes de 2007 para 2008 houve um aumento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise e estrutura das demonstraçao financeiras
  • Estrutura e analise demonstração financeira
  • Estrutura e Análise de Demonstração Financeira
  • Atps estruturas e demonstração de analise financeira
  • ATPS ESTRUTURA DE DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA
  • Atps estrutura e demonstração financeira
  • Análise de Demonstração financeira
  • Demonstração Financeira e sua Análise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!