Estrutura e Análise de Investimento

Páginas: 15 (3680 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

A Análise Financeira de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões. Elas fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A Análise de Balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir. É uma ferramenta poderosa à disposição daspessoas físicas e jurídicas relacionadas à empresa, como acionistas, dirigentes, bancos, fornecedores, clientes e outros.
Importância de saber como são estruturadas as demonstrações financeiras e como analisá-las, auxilia o administrador financeiro a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento à empresa. Com estes conhecimentos, eles podem ainda identificar edescobrir a política financeira dos concorrentes, e adotar critérios que poderão superá-los.
Nessa época, os balanços apresentados forneciam dados que eram examinados apenas superficialmente, sem nenhuma técnica analítica ou tentativa de medição quantitativa.
No começo do século XX, a literatura contábil mencionava a importância de comparações de dados das demonstrações financeiras,porém as idéias eram muito vagas em relação ao que comparar.
Com o passar dos anos, e o sucessivo recebimento de balanços, foi se desenvolvendo a noção de comparação de diversos itens, sendo a mais comum a do Ativo Circulante com o Passivo Circulante.
Por volta de 1913, começaram a despertar a atenção sobre Depósitos Bancários em relação ao Exigível, percentual de Contas aReceber em relação aos demais itens do ativo, percentual de Estoques em relação a Vendas Anuais.
Em 1915, determinava o Federal Reserve Board (Banco Central dos Estados Unidos) a liberação de crédito apenas às empresas que apresentassem declarações escritas e assinadas de seus Ativos e Passivos.
Entretanto, as demonstrações financeiras eram preparadas inadequadamente, não haviauniformidade nas disposições e na terminologia, nem na classificação de rubricas.
Em 1918, buscando solucionar esta situação, o Federal Reserve Board apresentou um livreto que incluía formulários padronizados para Balanço e Demonstrações de Lucros/Perdas e um esboço de procedimentos de auditoria e princípios de preparação de demonstrações financeiras.
ETAPA 1 – PASSO 1

ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTALAnalise vertical
A análise vertical é um processo comparativo onde se extrai relacionamentos percentuais entre itens pertencentes a uma mesma demonstração financeira de um ano. A finalidade é dar uma ideia da representatividade de um item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a um determinado total ou subtotal tomado como base. Tomando como exemplo, obtemos os valorespercentuais de cada item pelo ativo total que corresponde 100%:

No exemplo acima podemos verificar, a partir do ativo total da empresa, um decréscimo da participação relativa dos investimentos de curto prazo (Ativo circulante), que passaram a representar de 50% para 46% do ativo total em 20X2. De maneira inversa verificamos que aplicações de longo prazo (realizável e permanente) aumentaram suasparticipações relativas de um ano para o outro.
A análise vertical, apesar de poder ser utilizada para todas as Demonstrações Financeiras, ganha mais importância na utilização de Demonstração de Resultados (DRE), onde podemos expressar os vários itens em relação às vendas, brutas ou líquidas, e, dentro das despesas, representar cada uma delas em relação ao total de despesas.

Analise horizontal
Aanálise horizontal é obtida através de números-índices. Primeiramente é necessário estabelecer uma data-base. No exemplo utilizaremos o ano 20X1 como data-base que terá o valor índice 100. Para encontrarmos os valores dos próximos anos efetuamos a regra de três para cada ano, relacionado com a data-base. Para o ano 20X2 obtivemos o índice 173,0 (($397.900/$230.000)x100) e em 20X3 o índice 126,0...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura e analise de investimentos
  • Atps estrutura e analise de investimento
  • Estrutura e analise de investimento
  • ATPS Estrutura e Analise de Investimento
  • estrutura e analise de investimentos
  • Atps
  • Etapa 2 estrutura e análise de Investimento
  • O Project Finance Como Estrutura De Investimento Analise De Caso De Uma Pequena Central Hidreletrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!