Estrutura Viral e Ciclio do HIV

2044 palavras 9 páginas
ETEC ZONA SUL

A ESTRUTURA DO VÍRUS E O CICLO DO HIV

NOMES: AMANDA ROCHA TEJERO Nº 01 THIAGO BOMFIM FARIAS 36
PROFª/ DISCIPLINA: JOSEMAR/ BIOLOGIA SÉRIE: 2ºD

SÃO PAULO
2013
INDÍCE
INDÍCE 2
INTRODUÇÃO 3
A ESTRUTURA DO VÍRUS 5
1.Estrutura viral 5
2.Multiplicação viral e os Bacteriógrafos 6
Figura 1: Estrutura viral 6
O HIV E A AIDS: O QUE SÃO, TRANSMISSÃO, TRATAMENTO E CICLO 7
1.O HIV e a AIDS: O que são, transmissão e tratamento 7
2.O ciclo do HIV 7
Figura 2: Como o HIV se reproduz 8
REFERÊNCIAS 10
Bibliográfica 10
Eletrônicas 10
CONCLUSÃO 11

INTRODUÇÃO
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).
A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de ácido nucléico que possuem, as características do sistema que os envolvem e os tipos de células que infectam. De acordo com este sistema de classificação, existem aproximadamente, trinta grupos de vírus.
São quatro

Relacionados