ESTRUTURA TEÓRICA VOLTADA PARA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NA CONCEPÇÃO DO EVA – VALOR ECONÔMICO AGREGADO.

Páginas: 7 (1720 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
ESTRUTURA TEÓRICA VOLTADA PARA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NA CONCEPÇÃO DO EVA – VALOR ECONÔMICO AGREGADO.
Francisco A. Filho
A estrutura teórica utilizada para avaliar o desempenho das empresas, concernentes à criação ou destruição do valor econômico por parte das companhias, remonta ao modelo de lucro econômico definido por Marshall (1890, p.142), quando assinala que: “o que resta de seus lucros[do proprietário ou administrador], após a dedução dos juros sobre seu capital à taxa em vigor, pode ser considerado como sua remuneração pela realização da administração”. Assim, Marshall foi o primeiro a conceituar o lucro residual, definindo-o como economic profit. O lucro residual consiste em ganhos líquidos auferidos após a dedução dos juros sobre o capital empregado a uma taxa corrente. ParaMarshall, o valor criado por uma companhia deve contemplar, além dos custos explícitos, o custo de oportunidade do capital empregado.
O conceito EVA (Economic ValueAdded ou Valor Econômico Agregado) definido como sendo o lucro operacional após o pagamento de imposto menos o encargo de capital, foi desenvolvido por Stern e Stewart, durante a década de 80, a partir do conceito de lucro econômico oulucro residual (Residual Income). O livro The Quest of Value, principal instrumento de divulgação do EVA, evidencia o seu cálculo e as suas aplicações práticas. Apesar de ter sido desenvolvido pela empresa de consultoria Stern Stewar Company, a sua concepção pertence ao economista Marshall.
Wessels (1998) resume a diferença entre o lucro econômico e o contábil. Na concepção de Wessels, o lucroeconômico é o valor que ultrapassa os custos explícitos pagos pela aquisição de insumos e de custos implícitos, obtido pelos proprietários, caso tivesse investido na melhor alternativa. A contabilidade considera somente os custos explícitos registrados. Verifica-se assim, que o lucro econômico é mensurado pela valorização, agregando a riqueza líquida, o que corresponde ao valor presente dos fluxosde benefícios líquidos futuros de um investimento.
O lucro econômico mede o valor criado em um negócio em um dado período de tempo (Copeland, 2002, p.148) e tem as seguintes definições:

a) Lucro Econômico = Capital Investido x (ROIC – WACC) (1) Em que:
ROIC é o retorno sobre o capital investido;
WACC (Weighted Average Cost of Capital) é o custo médio podenrado decapital.
b) Lucro econômico = NOPLAT – Encargo de Capital (2)
em que:
NOPLAT é o lucro operacional líquido menos os impostos ajustados.
Para Damodaran (1994), a base de cálculo do EVA consiste no lucro operacional líquido da empresa, no período, menos o custo de capital investido. O EVA é um indicativo da maneira de como o capital é empregado nas atividadesempresariais e se realmente criou valor, considerando o custo de oportunidade do capital. Sua principal fórmula pode ser traduzida em:
EVA = NOPAT – Fonte de recursos x WACC (3)
Em que:
NOPAT é o lucro operacional ajustado.
Para Damadoran o Valor Econômico Adicionado (EVA) incorpora a estimativa do custo das fontes de recursos da empresa queé composta de recursos próprios (Ke) e onerosos (Capital de Terceiros) – (Ki). Assim determina-se o custo médio ponderado de capital (WACC).
De acordo com Copeland et al (2002, o custo médio ponderado de capital é a taxa utilizada para descontar o valor do dinheiro no tempo, convertendo desta forma, os fluxos futuros de caixa no valor presente para qualquer investidor.
Damodaran (s.d.), emLecture Note, demonstra que o EVA é fortemente correlacionada com o Valor Presente Líquido (VPL), o qual é considerado o melhor estimador de valor. Portanto, o EVA é totalmente compatível com a metodologia do Fluxo de Caixa Descontado.
Ross et al (1995) afirmam que a empresa, ao utilizar mais de uma fonte onerosa, deverá ter o cálculo do capital de terceiros apurados de forma individual, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eva
  • Eva valor economico agregado
  • EVA valor economico agregado
  • Eva" valor agregado"
  • E.v.a valor econômico agregado aplicado nas empresas
  • EVA Valor Economicp Agregado
  • Valor econômico agregado
  • Valor Econômico Agregado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!