ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E AS FUN ES DE GEST O

2984 palavras 12 páginas
Resumo:

Apresentação do conceito de Estrutura Organizacional; Organograma; Tipos de Estrutura Organizacional

INTRODUÇÃO

No âmbito da cadeira de gestão empresarial nos foi dado um trabalho com o tema “Organização da Acção Empresarial”, como é do nosso conhecimento A organização da acção empresarial é fundamental para tornar todo o sistema corporativo mais eficiente.
As actividades organizacionais são pautadas em oportunidades e ameaças identificadas ao longo do caminho, além de forças e fraquezas, capacidade actual e potencial futuro. Portanto, seu direcionamento é estabelecido a partir de estratégias muito bem estudadas e definidas com foco no alcance de metas e objectivos.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E AS FUNÇÕES DE GESTÃO

A Estrutura Organizacional constitui o elo de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua forma de actuação no mercado e pode ser definida como a forma como a autoridade é atribuída através das relações de dependência hierárquica e de cooperação, a forma como as actividades são especificadas e distribuídas e ainda a forma como são estabelecidos os sistemas de comunicação no interior das organizações. Pode ser dividida em macroestrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e microestrutura (relacionada com a organização das actividades dentro de uma divisão).
Para melhor compreender o conceito de estrutura organizacional e as relações por ela estabelecidas é conveniente abordar alguns conceitos fundamentais, nomeadamente os conceitos de autoridade, responsabilidade e delegação.
Departamentos e delegação
A separação da instituição em departamentos é uma maneira inteligente de delegar demandas a grupos de profissionais especializados em solucionar problemas específicos. Desse modo, os processos são otimizados, gerando maior produtividade e melhores resultados.
Como Coaching pode ajudar na excelência organizacional
A acção da organização empresarial é a extensão da

Relacionados