Estrutura geológica

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
Estrutura  Geológica
A estrutura geológica da superfície terrestre que continua, em mutação constitui o embasamento do modelado relevo.
São identificadas três províncias geológicas nas Terras emersas.
Dobramentos modernos ou Montanhas: São mais altas formas do relevo e o seu conjunto é bem representado pelas cordilheiras, apresentam grande instabilidades geológicas, são recentes da eracenozoica, não tiveram ainda tempo de sofre maior desgaste erosivo. A estrutura geológica corresponde aos dobramentos e falhamentos modernos, sofrem erosão intensa . As Montanhas: são grandes elevações naturais do terreno, constituídas de agrupamentos de morros e vales. Os principais tipos de montanhas resultam do processo como as movimentações das tectônicas e placas, que provocam dobramentos, falhas evulcanismo. Quanto a idade as montanhas podem ser : jovens( geralmente constituídas no terciário )assumindo formas agudas( Alpes e Andes, por exemplo)representando então suavisadas formas. Temos como exemplo as cordilheiras do Himalaia, dos Andes, Alpes e Rochosas.
Escudos Cristalinos ou Planaltos:  São superfície mais ou menos planas, podendo ser cristalinos ou sedimentares e onde o processo deerosão é maior que o sedimentação . Suas estruturas corresponde aos escudos  antigos .São geologicamente velhos datando das eras arqueozóica e proterozóica, não apresentas instabilidades  geológica e favorecem ocorrências de minerais ( Ferro, Cobre, Alumínios ,estanhos e Manganês)    
Bacias Sedimentares ou Planícies : São superfície mais baixas e planas onde o processo de sedimentação é maiorque a erosão. São recente e podem ser de origem fluvial ( Planície de aluvião) ou de origem marinha ( formada por areia quartzosas). Estão superpostas as bacias sedimentares paleo-mesozóicas, apresentando como recursos minerais as províncias geológicas de minerais ( Petróleo, Gás Natural , carvão Mineral ) A ocorrência desses minerais está na razão da irregularidades das suas camadas, ou seja,quanto mais horizontais forem as camadas, menor a ocorrência dos minerais fósseis são formações relativamente recente 
Depressão: São superfícies  baixas em relação a área vizinha, ou seja, que apresenta grande aclive podendo ser absoluta quando está abaixo do nível do mar (Mar Morto ) ou relativa quanto está acima do nível do mar.    Outra forma de relevo que também merece destaque corresponde asdepressões continentais, que podem ser absolutas ou relativas, são consideradas depressões absolutas aquelas que em áreas continentais, situam- se abaixo do nível do Mar Morto, no continente Asiático localizados a 395m abaixo do nível do Mar. São consideradas depressões Ralativas : Aquelas que estão situadas abaixo dos neveis das regiões vizinhas, porém acima do nível do mar, em altitude que em geralvaria de 100 a 500m. Constituem superfície com inclinações suave, decorrente de prolongado processo de erosão como por  exemplo a depressão Amazônica

.
Relevo Submarino
Plataforma Continental: É a continuação do relevo e da estrutura geológica continental abaixo do nível do mar onde aparecem as ilhas continentais ou costeiras, de origem vulcânica, tectônica ou biológica, nesta profundidadehá penetração de luz solar criando condições propiciais ao desenvolvimento da vegetação marinha o que torna a plataforma continental importante para o desenvolvimento da  atividade pesqueira.
Taludes: É o fim  do continente , onde há encontro da crosta continental com a crosta oceânica formando desnível de profundidade variável que chegam a atingir 3 mil metros. As fossas marinhas  são depressõesabissais que aparecem debaixo do talude em zonas de encontro de placas tectônicas.
Região Pelágica: é o relevo submarino propriamente  dito onde encontramos depressões montanhas tectônicas, planícies etc. Nessa depressão aparecem ilhas oceânicas.
Geomorfologia

( formação do relevo terrestre)

O relevo corresponde a diversas configurações da crosta terrestre, sendo o resultado da interação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrutura geologica
  • Estruturas geologicas
  • Estruturas geológicas
  • Estrutura Geologica
  • ESTRUTURAS GEOLÓGICAS
  • estrutura geologica
  • Estrutura geologica
  • Estrutura Geológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!