Estrutura em aço

Páginas: 7 (1590 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE














PROJETO ESTRUTURAL EM AÇO, DA AMPLIAÇÃO DA ÁREA DE ESTACIONAMENTO DA UNIVERSIDADE JORGE AMADO.


















Salvador – BA
2013













PROJETO ESTRUTURAL EM AÇO, DA AMPLIAÇÃO DA ÁREA DE ESTACIONAMENTO DA UNIVERSIDADE JORGE AMADO.


Pré-projeto apresentadoao orientador comorequisito para a elaboração e apresentação do mesmo no Projeto Integrador do curso de Engenharia Civil.

Orientador (a):Felix Silva














Salvador – BA
2013
SUMÁRIO

SUMÁRIO 6
1.INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4
2.JUSTIFICATIVA 5
3.OBJETIVOS 6
3.1.OBJETIVO GERAL 6
3.2.OBJETIVO ESPECÍFICO 6
4.METODOLOGIA 6
5.REFERENCIAL TEÓRICO 7
5.1.PROPRIEDADES DECOMPORTAMENTO DO AÇO 8
5.2.TIPOS DE AÇOS ESTRUTURAIS 9
6.RESULTADOS ESPERADOS 9
7.CRONOGRAMA 10
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11






















1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO


Será apresentado um projeto de pré-dimensionamento de um pavimento superior com cobertura metálica em cima de um estacionamento, em um perímetro de 246m com área de 3037m² que atualmentecompõe o estacionamento dos professores da UNIJORGE campus Paralela.
Este projeto será feito com sua estrutura em aço, para um edifício de dois pavimentos (térreo e o 1º andar), obedecendo às normas vigentes incluindo a NBR – 8800. Serão levados em considerações o tipo do empreendimento, a área disponível, a acessibilidade do local, e as condições para uma obra neste empreendimento.
Teremos comobase os conhecimentos já vistos nos semestres anteriores, assim como os adquiridos na matéria estrutura de aço, com auxilio do orientador Felix Silva, a experiência de campo de alguns componentes da equipe e bibliografias pesquisadas.
Veremos neste projeto a realização de uma modelo de estrutura para atender ao pedido do projeto integrador e testarmos os nossos conhecimentos e habilidades com umasituação clássica dos dias atuais.













2. JUSTIFICATIVA


A proposta do trabalho é criar, um pavimento superior, em cima da área do estacionamento dos professores (entre os Prédios I e II) com o intuído de aproveitar o máximo de vagas do estacionamento e proporcionar um novo ambiente. No qual foi proposto à opção de escolha do tipo de estrutura a ser utilizada (em aço ouconcreto), optando assim pelo projeto estruturado em aço, pois teremos maior resistência conduzindo ao alcance de grandes vãos, e menores dimensões obtendo um menor tempo de execução, maior confiabilidade devido ao fato do material ser único e homogêneo, com maior facilidade de transporte, manuseio, montagem e menores dimensões de peças.
Com a elaboração do nosso projeto em estrutura em aço temosatualmente a quantidade total de 163 vagas destinadas a automóveis, sendo destes126 vagas para carros, 34 vagas de motocicletas e 03 vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais, distribuídas no pavimento térreo, com a implantação de uma guarita, escada e elevador de acesso para as pessoas com deficiência. No primeiro pavimento foi alocado 2 (duas) quadras de esportes e um anfiteatropara realização de eventos e palestra. A cobertura seguirá os padrões dos prédios existentes da universidade.

DADOS:
Área do estacionamento 3037 m²
Perímetro 246m
Quantidades de vagas existentes: 163
Quantidade de pilares: 88
Quantidade vigas: 140









3. OBJETIVOS


Compreender e executar um pavimento superior em aço pela NBR 8800, identificando seus devidos esforços ecargas suportadas, seguindo o padrão de designer e especificações do projeto.


3.1. OBJETIVO GERAL


Criar um pavimento superior, elaborando ambientes inexistentes na universidade e distribuir e aproveitar a maior quantidade de vagas existentes no estacionamento dos professores (entre os Prédios I e II).


3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO


Aprimorar os conhecimentos aprendidos ao longo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estruturas de Aço
  • Estruturas em aço
  • Estruturas de Aço
  • Estruturas de aço
  • Estruturas em aço
  • Aço para estruturas
  • estrutura de aço
  • ESTRUTURAS EM AÇO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!