estrutura do setror supermercadista no rio grande do sul

401 palavras 2 páginas
1.Microeconomia e Macroeconomia

As informações contidas neste trabalho foram realizadas através de pesquisa bibliográfica onde iremos descrever as modificações estruturais do setor supermercadista na economia Nacional Regional do Rio Grande do Sul e suas mudanças relevantes ocorridas desde o Plano Real.
Para se obter um estudo no setor supermercadista nacional e gaucho dentro dos parâmetros de Estrutura de Mercado Setor Supermercadista é necessário um pouco de conhecimento teórico com relação ao tema. Na literatura de economia industrial, onde determina a força de mercado das empresas que estão inseridos nesse tipo de comercio. Em observação a esses parâmetros é que serão analisadas as características relevantes da estrutura com: a concentração de mercado, a diferença dos produtos e as condições vigentes de mercado que favorecem ou não a entrada de novos concorrentes.
Na organização industrial a estrutura que predomina dentro das empresas a tendência é influenciar a conduta, a postura e o desempenho das empresas, onde reflete sobre o grau de satisfação dos clientes das redes varejistas.
No setor supermercadista tanto nacional como no Rio Grande do Sul é necessário diferente estrutura de mercado com alguns fatores determinantes como a participação do governo, a diferença de produtos, a distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, a entrada e saída da demanda e economias de escala de produção.
Em analise a categoria que domina a condutas das empresas considera as medidas adotadas pelas as empresas quanto aos preços, produtos (diferenciação), propaganda, colusão e investimentos em pesquisas e inovações.
Com relação ao desempenho das empresas a mensuração pode ser efetuada pelo crescimento do produto, através dos avanços da tecnologia, da eficiência, dos preços e dos lucros alcançados na empresa.
Estas informações foram baseadas no texto acadêmico Estrutura de Mercado no

Relacionados