Estrutura do DNA

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Estrutura e organização do DNA
O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias que permite, mesmo em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los. Assim, pessoas de uma mesma família, irmãos, por exemplo, apresentam diferenças físicas determinadas pela variação do DNA presente em cada indivíduo. A molécula de DNA é constituída pelo encadeamento demoléculas menores denominadas nucleotídeos, cada nucleotídeo é constituído por três substâncias químicas diferentes que são elas:
- Base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, timina ou citosina; sendo que estas bases são complementares, tendo no DNA os seguintes ligantes: Adenina–Timina e Guanina–Citosina.
- Um grupamento fosfato.
- Um glicídio do grupo das pentoses, que no caso do DNA é adesoxirribose.


O fosfato e a pentose sempre são os mesmos (PH4 e desoxirribose respectivamente), mas as bases nitrogenadas podem ser de quatro tipos diferentes, tais como: adenina, timina, citosina e guanina.
A molécula de DNA é descrita como uma dupla hélice, e que as proporções entre as bases A (adenina) e T (timina) é sempre de um para um, assim como a C (citosina) e G (guanina).
Com basesnesses dados, diz-se que A e T são bases complementares, e se C e G também. Uma molécula de DNA difere-se uma das outras pela ordem com que os nucleotídeos se dispõem ao longo da molécula.
Na molécula de DNA há o pareamento de uma purina com uma pirimidina e esse pareamento complementar não é ao acaso: A sempre pareia com T, através de duas pontes de hidrogênio, e C sempre pareia com G, por trêspontes de hidrogênio. Assim, a quantidade de A sempre é igual a de T e a quantidade de C é a mesma que a de G. No entanto, a quantidade de   A + T não é necessariamente igual à C + G. Em adição, a quantidade total de nucleotídeos pirimidínicos (C + T) é sempre igual à quantidade total de nucleotídeos purínicos (A + G).
As bases só podem parear dessa forma (A com T e C com G) apenas se as duascadeias polinucleotídicas estiverem em posição antiparalela, ou seja, orientadas em polaridade oposta: a dupla hélice é composta por dois filamentos lado a lado de nucleotídeos que são torcidos e mantidos unidos por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas que estão no interior da hélice (formando uma estrutura como uma escada em espiral) com açúcares e fosfatos voltados para o exterior.Duplicação do DNA
Com a presença dos nucleotídeos e da enzima polimerase, a molécula de DNA se duplica, produzindo réplicas de si mesma. No processo da replicação, ocorre primeiramente o rompimento das pontes de hidrogênio, separando os filamentos da molécula, em seguida, nucleotídeos livres encontrados dispersos no interior da célula são conduzidos pela enzima polimerase ao encontro dos filamentoslivres, e vão se unindo aos nucleotídeos dos filamentos, obedecendo sempre à afinidade entre duas bases nitrogenadas. Dessa forma, quando o processo se completa, cada filamento antigo serviu de molde para a construção de um novo filamento.

Acido ribonucleico (RNA)
Sintetizado pelo DNA, o RNA é uma macromolécula orgânica, constituída por unidades menores, denominadas nucleotídeos, se difere doDNA na estrutura molecular, pois sua molécula é constituída por um único filamento ou cadeia de nucleotídeos, difere também do açúcar, cuja pentose é a ribose, e a base nitrogenada timina é especifica da molécula de DNA e substituída pela base nitrogenada uracila (U), as demais bases são as mesmas tanto para o DNA como para o RNA.
A produção de RNA a partir de uma sequencia da molécula de DNA échamada de transcrição.
Para o DNA controlar as atividades celulares, ele sintetiza moléculas de RNA que transportam as informações genéticas aos locais onde elas serão interpretadas e transformadas em ações, como coordenar a produção de proteínas e enzimas.
Na síntese de RNA, a molécula de DNA abre-se em um determinado ponto, nucleotídeos livres na célula vão se pareando a esse segmento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura do DNA
  • Estrutura do DNA
  • Estrutura do dna
  • Estrutura do dNA
  • DNA e suas estruturas
  • A estrutura do dna
  • Estrutura do DNA
  • A estrutura do dna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!