ESTRUTURA, DIGESTÃO, TRANSPORTE E ABSORÇÃO DE LIPÍDIOS & METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS.

Páginas: 13 (3103 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
UNITAU - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Professora Gannabathula Sree Vani & Cecilia Suda

















ESTRUTURA, DIGESTÃO, TRANSPORTE E ABSORÇÃO DE LIPÍDIOS & METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS.



Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica pelo aluno Paulo Ricardo da Silva do 2° semestre de Nutrição.

















Taubaté novembro de 2013
INDICEEstrutura dos lipídeos 3
Digestão, absorção e oxidação dos ácidos graxos 6
Metabolismo de Carboidratos 8
Referencias 12















Estrutura dos lipídeos
Os lipídios constituem um grupo diverso de substâncias cuja característica principal é a de serem apolares e destituídas de cargas, sendo, portanto, pouco solúveis em água, ou seja, são hidrofóbicas(mas são solúveis em outros tipos de solventes). É importante destacar de imediato que o consumo de lipídios em excesso pode desencadear problemas de saúde como a obesidade e a aterosclerose, um tipo de arteriosclerose (perda da elasticidade dos vasos sanguíneos) graças ao acúmulo de placas de lipídios nos vasos sanguíneos.
Os principais tipos de lipídios e suas funções são:
Glicerídeos:constituídos de um álcool, o glicerol, ao qual se ligam moléculas de ácidos graxos, moléculas de cadeias carbônicas longas. Os triglicerídeos são os glicerídeos contendo 3 ácidos graxos ligados ao glicerol. Triglicerídeos com ácidos graxos de cadeias insaturadas, ou seja, apresentando duplas ligações na cadeia carbônica, são os óleos, líquidos em temperatura ambiente, pois a dupla ligação causa umacurvatura na cadeia carbônica, impedindo-os de serem empacotados próximos uns dos outros ao ponto de solidificarem. Em contrapartida, os de cadeias saturadas, ou seja, saturados de hidrogênios ligados e sem ligações duplas entre os carbonos da cadeia, são as gorduras, sólidas em temperatura ambiente.
Outro ponto importante a ser destacado sobre lipídios contendo ácidos graxos saturados e insaturados éo de que os insaturados fazem menos mal à saúde, aparentemente devido ao fato de que não podem ser organizados de forma tão compactada como os saturados, dificultando a formação de coágulos. Também é possível que o fato de terem uma dupla ligação na cadeia os torne mais reativos e suscetíveis à ação enzimática. Boas fontes de ácidos graxos insaturados são o azeite, o salmão, a castanha-do-pará eo abacate.
Como funções dos glicerídeos, podemos destacar:
Constituem reserva energética para momentos de necessidade.
Isolante térmico (o tecido adiposo dos animais).
São necessários na absorção de vitaminas lipossolúveis (KADE).
Envolvidos na construção das membranas biológicas.
Requeridos na síntese das prostaglandinas, substâncias envolvidas em diversos processos, como a agregaçãoplaquetária, inflamações e contração da musculatura lisa.
Ceras: constituídas de um álcool (que não o glicerol!) ao qual se ligam moléculas de ácidos graxos. Dentre suas funções podemos destacar a impermeabilização das folhas, prevenindo a perda excessiva de água. Também fazem parte da estrutura das colmeias das abelhas.
Carotenoides: pigmentos avermelhados presentes nas células das plantas,envolvidos no processo fotossintético. O β-caroteno, presente nas cenouras, pode ser clivado em duas moléculas de vitamina A, o retinol, fundamental para o processo da visão.
Fosfolipídios: são os principais componentes das membranas biológicas, geralmente constituídos de uma molécula de glicerol ligada a dois ácidos graxos e um grupo fosfato. Sendo assim, a molécula possui uma porção carregada (o grupofosfato), portanto hidrofílica, e uma porção não carregada (os ácidos graxos), hidrofóbica. Devido à sua estrutura, os fosfolipídios são então capazes de formar bicamadas lipídicas como as membranas biológicas. Moléculas que possuem uma porção hidrofílica e uma hidrofóbica são denominadas anfipáticas.
Esteróides: são moléculas de estrutura distinta das duas anteriores, constituídas de anéis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIGESTÃO, ABSORÇÃO E METABOLISMO DE LÍPIDEOS, PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS PARA MONOGÁSTRICOS
  • DIGESTÃO E ABSORÇÃO DE: CARBOIDRATOS, LIPIDIOS, PROTEÍNAS, VITAMINAS E MINERAIS
  • Digestão e Absorção de Carboidrato
  • Bioquimica-digestao e absorcao de carboidratos
  • digestão e absorção de carboidratos
  • Casos clínicos do metabolismo dos lipídios e carboidratos
  • Digestão, Absorção, Transporte e Excreção de Nutrientes
  • efeitos cortisol metabolismo carboidratos, proteinas e lipidios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!