estrutura de mercado

469 palavras 2 páginas
ESTRUTURAS DE MECADO

Segundo Vasconcelos e Garcia (2000), A partir da demanda e da oferta de mercado que são determinados o preço e a quantidade que equilibram um determinado bem ou serviço. Mas, para isso ocorrer dependerá da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele e competitivo com muitas empresas disputando com um dado produto ou concentrado em poucas ou única empresa. Segundo Vasconcelos e Garcia (2000 p. 34) “Na análise das estruturas de mercado avaliam-se os efeitos da oferta e da demanda, tanto no mercado de bens e serviços quanto no mercado de fatores de produção”. Ainda segundo Vasconcelos e Garcia (2000, p. 74) “As varias formas o estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características:
a) Número de empresas que compõe esse mercado;
b) Tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados);
c) Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

Ainda para os autores; Concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio. É um mercado “atomizado”, pois é composto de um número expressivo de empresas, como se fossem átomos.

Monopólio se caracteriza por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existe, de um lado, um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.
Oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode caracterizar-se como um mercado em

Relacionados