ESTRUTURA DE MERCADO: Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística (ou Imperfeita) e Oligopólio.

Páginas: 14 (3320 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2014
APRESENTAÇÃO


A presente pesquisa tem por objetivo principal nortear os estudos sobre a Estrutura dos Mercados e seus mecanismos, pois não se pode falar em Economia ou Mercado se não entendermos as formas como este ou aquela se estrutura.
Para um melhor entendimento, o trabalho fora subscrito em duas partes, sendo que na primeira, apresentaremos a Introdução ao estudo da Estrutura deMercados e suas vertentes, onde abordaremos a priori pontos sucintos em relação à história da Economia como ciência. Posteriormente, viajaremos envolto a um mercado que oferece ofertas com oportunidades e possibilidades que levarão o caro leitor a entender com mais facilidade como a Economia dos Mercados se comporta diante da sociedade e a sociedade em relação ao mercado.
Já na segunda parte,apresentaremos cinco capítulos contendo de forma mais ampla, porém detalhada, a Estrutura (ou Forma) de Mercados, onde descreveremos as características, a finalidade, o funcionamento e as influências da Concorrência Perfeita, do Monopólio, da Concorrência Monopolística (ou Imperfeita) e do Oligopólio no cotidiano de uma empresa.


INTRODUÇÃO


Falar em economia primeiramente nos levou a refletirsobre o cotidiano, desde o simples despertar pela manhã até o descanso noturno, pôs em geral, e segundo as ciências que norteiam a natureza humana, é no período da noite de forma gradual e lenta, que a energia gasta pelo corpo humano ao executar as diferentes tarefas do dia-a-dia, é reposta ao organismo, independente de qualquer intervenção.
Ressaltamos que a reflexão descrita acerca da energiaagregada ao organismo humano varia de pessoa para pessoa e sua utilização depende da necessidade de cada um.
Porém, ao discutirmos sobre Economia e Mercados houve a necessidade de rompermos as barreiras da simples reflexão, nos debruçar por horas sobre as literaturas que se referem ao assunto, com o objetivo de transpassar as fronteiras do conhecimento técnico e científico acerca da Estrutura dosMercados, pois só então, após mergulharmos nas profundas teorias do funcionamento e da finalidade da Concorrência Perfeita, do Monopólio, da Concorrência Monopolística (ou Imperfeita) e do Oligopólio, fora possível para estes pesquisadores, formularem conceitos mais amplos e sucintos acerca da estrutura que rege os mercados, dando ênfase as principais características e sua devida importância parasociedade.













CAPÍTULO 1 - HISTÓRICO DA ECONOMIA POLÍTICA


Primeiramente, temos que entender Economia como ciência, o que se faz necessário efetuarmos um breve relato acerca do assunto, más não iremos aqui nos prender em descrever históricos longos e cansativos, pois a finalidade especifica desta pesquisa é apresentar aos leitores a Estrutura dos Mercados e suasvertentes.
Por volta de 1615, quando Antoine Montchrétien (l575-1621) publicou a obra Traité de l’Économie Politique, que significa Tratado de Economia Política. deu-se início ao marco da Economia como ciência, ao seguirmos esta linha de raciocínio, podemos considerar que o período clássico da Economia Política perpassa entre os séculos XVII ao início do século XIX, porém, ao longo deste decursotemporal, vale ressaltamos que diversos pensadores contribuíram com seus conhecimentos em economia para a estruturação da Economia Política, dos quais citamos, na Inglaterra, William Petty (1623-1687) e [David] Ricardo [1772-1823] e na França, Pierre de Boisguillebert (1646-1714) e [Jean-Charles-Leonard Simonde de] Sismondi [1773-1842]. (Max, 1982:47)
Apesar das diferentes concepções teóricas de AdamSmith (1723-1790) e David Ricardo [1772-1823], estes foram grandes contribuintes para história da economia.


1.1 Significado e Conceito de Economia


Em síntese, a expressão Economia Política ou simplesmente Economia tem origem na Grécia Antiga, e servia para indicar administração da casa, de um patrimônio particular, do patrimônio de uma empresa, ou de um país, ou seja, significa dizer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concorrência perfeita, oligopólio e monopólio
  • Monopólio, oligopólio, concorrência perfeita
  • Estruturas de Mercado de Concorrência Imperfeita
  • Concorrência perfeita e concorrência imperfeita
  • Concorrencia perfeita e concorrencia imperfeita
  • Economia
  • Concorrência perfeita e imperfeita
  • Concorrencia perfeita x imperfeita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!