Estrutura de aernave

6114 palavras 25 páginas
DE ESTRUTURAS PARA AERONAVE EM ESCALA REDUZIDA

CONEM2012-1838

1Universidade Federal de Campina Grande, Rua Aprigio Veloso, 882, Bairro Universitário, Cep 58429-140, Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, Bloco BR.

Resumo: Dentre outras funções, as estruturas de uma aeronave têm como objetivos principais a definição de sua forma externa e o suporte dos esforços aos quais é submetida durante sua operação em terra e principalmente durante as manobras em vôo. Deste modo, um projeto estrutural pouco cuidadoso ou executado corretamente podem levar á falhas e mesmo ao colapso de estruturas aeronáuticas. Manobras aéreas como curvas, guinadas, aterragem, decolagem, dentre outras, submetem a aeronave a acelerações extremas que, apesar de momentâneas, podem fazer a estrutura entrar em colapso, caso tais condições de operação não sejam consideradas no projeto. Nestes trabalho, normas aeronáuticas foram utilizadas para projetar uma estrutura leve e resistente para a aeronave desenvolvida pela Equipe Parahyasas da UFCG, visando a participação na XIII Competição SAE Brasil Aero Design. Lançando mão das facilidades dos métodos computacionais disponíveis atualmente, as estruturas foram desenhadas em código comercial CAD e simuladas em plataformar CAE, objetivando reduzir tempo e aumentar a confiabilidade do projeto. Com o uso de materiais como aluminio, madeira e nylon, foi possivel obter uma estrutura leve e resistente e com formatos variados. Como resultado, as longarinas, fuselagem e trem de pouso da aeronave de competição foram confeccionados com tais materiais uma vez que oferecem excelente eficiência estrutural (resistencia/peso).

Palavras-chave: Estruturas Aeronáuticas, Simulação, Projeto Estrutural, Normas Aeronáuticas

1. INTRODUÇÃO

Historicamente, o sonho de voar acompanha a existência humana desde os seus primórdios, com os primeiros registros remotando à mitologia grega com Ícaro e suas asas de cera com penas de gaivota. Bem depois disso, esta

Relacionados

  • Proagnostico ambiental
    4421 palavras | 18 páginas