Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis

Páginas: 5 (1247 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Comitê de pronunciamentos contábeis

Pronunciamento conceitual básico

Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis

Posição patrimonial financeira está diretamente relacionado com os elementos ativo, passivo e patrimonio líquido. O ativo é um recurso que é controlado pela empresa que se compreende os bens, os direitos e as demais aplicações derecursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados, que se espera um bom resultado econômico, o passivo é uma obrigação da empresa, que se compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, que varia de eventos já ocorrido, cuja sua liquidação se espera recursos capaz de gerar benefícios econômicos, e o patrimonio líquido é o valor final dosativos da empresa depois de deduzidos todos os seus passivos é a diferença positiva entre o valor do ativo e o valor do passivo.
O ativo e passivo sua definições identificam os seus aspectos essenciais, mas não tentam especificar os critérios que precisam ser atentidos para que possam ser reconhecido no balanço patrimonial. Para avaliar se um item se enquadra na definição de ativo e passivo oupatrimonio líquido, deve-se atentar para a sua essência e realidade econômica e não apenas sua forma legal, exemplo o arredamento financeiro adquire os benefícios econômicos do uso do ativo arredando pela maior parte da sua vida útil, com a contraprestação de aceitar a obrigação de pagar por esse direito um valor próximo do valor justo do ativo, e o respctivo encargo financeiro, assim sastifazem asdefinições de um ativo e um passivo reconhecidos na balanço patrimonial arrendatário. O ativo é um benefício econômico futuro seu potêncial em contribuir, direta ou indiretamente para o fluxo de caixa ou equivalente de caixa para a empresa, poderá ter forma de conversabilidade capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de um processo industrial alternativo que reduza os custos de produção. Aentidade geralmente usa os seus ativos na produção de mercadorias ou prestação de serviços capaz de sastifazer os desejos e necessidades dos clientes, então os clientes se dispõem a pagar por eles e contribuir para o fluxo de caixa da entidade.
O benefício econômico futuro de um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras, por exemplo, um ativo pode ser ; usado isoladamente ou emconjuntos com outros ativos na produção de mercadorias e serviços a serem vendidos pela entidade; trocado por outros ativos; usado para liquidar um passivo; ou distribuido aos proprietario da entidade. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial a existência de um ativo; dessa forma, as patentes e direitosautorais, por exemplo, são ativos, desde que eles sejam esperados benefícios econômicos futuros para a entidade e que eles sejam por ela controlados. Vários ativos, por exemplo contas a receber e imóveis, estão ligados a direitos legais, inclusive o direito de propriedade. Ao determinar a existênciade um ativo, o direito de propriedade não é essencial; assim, por exemplo, um imovél objeto dearrendamento é um ativo, desde que a entidade controle os benefícios econômicos provenientes da propriedade. Embora a capacidades de uma empresa controlar os benefícios econômicos normalmente seja proveniente da existência de direitos legais, um item pode sastifazer a definição de um ativo mesmo quando não há controle legal. Por exemlo, o know-how obtido por meio de uma atividade de desenvolvimentode produto pode sastifazer a definição de ativo quando, mantendo o know-how em segredo, a entidade controla os beneficois econômicos provenientes desse ativo. O ativo de uma empresa resulta de diferentes resultados de transações passadas ou outros acontecimentos passados, uma transação ocorre quando um evento econômico muda o ativo, oa passivo ou o Patrimonio liquido de uma entidades. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: TEXTO REMANESCENTE
  • Estrutura-conceitual-das-demonstracoes-contabeis
  • Estrutura conceitual demonstrações contábeis
  • Estrutura conceitual das demonstrações contábeis em conformidade com os pronunciamentos do cpc
  • As demonstrações contábeis na atual estrutura conceitual de contabilidade
  • Responsabilidade do Contador na elaboração e apresentação das demonstrações contábeis
  • Trabalho De Elaboracao Das Demonstracoes Contabeis
  • A importância do estudo, na elaboração da estrutura das demonstrações contábeis, para o exercício da atividade...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!