Estrutura básica monografia

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
1. ESTRUTURA BÁSICA PARA A MONOGRAFIA:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

- Capa
- Folha de rosto
- Errata
- Dedicatória
- Agradecimentos
- Epígrafe
- Resumo na língua vernácula
- Resumo em língua estrangeira
- Listas
- Sumário

ELEMENTOS TEXTUAIS

- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

- Referência
- Glossário
- Apêndice(s) e anexo(s)
- Índice(s)Destes elementos, somente os que se encontram em negrito são obrigatórios.


2. ESCLARECENDO AS PARTES - Elementos pré-textuais

2.1 A Capa

A capa deve conter o nome da instituição (opcional), autoria, título do trabalho, subtítulo, se houver, número do volume, local (cidade) e ano de depósito (entrega), dispostos nessa ordem.


2.2 A Folha de Rosto

No anverso da folha de rosto deveconter:
- Autor: nome completo, centrado no alto da folha, observando uma margem vertical de 3,0 cm, com letras menores do que as utilizadas para o título.

- Título: deve ser preciso e significativo. Deve-se usar fonte maior que a utilizada para o nome do autor, e colocado ao centro da página. Se houver subtítulo, este deve ser gravado com fonte diferenciada e separado do título por doispontos.
- Número de volumes: caso haja mais de um volume, em cada folha de rosto deve constar o respectivo número do volume.

- Nota: explicitação da natureza do trabalho, no caso monografia, mencionando o curso para qual foi apresentado e a titulação obtida com a aprovação do trabalho (no caso, a graduação).

- Orientador: nome do orientador do trabalho, seguido pelo co-orientador, caso haja.

-Notas tipográficas: composta por local, instituição (opcional) e data (ano) do depósito (entrega), centralizado, e com margem de 2 cm.

- Verso da folha de rosto: no terço inferior da página se insere a ficha catalográfica, que é elaborada pela Biblioteca do IGC, conforme solicitação do(s) aluno(s). Verificar normas da biblioteca para execução da referida ficha.

2.3 Errata

Caso sejanecessário, é colocada uma listagem de erros, com as devidas correções, indicando as páginas e, se possível, a linha onde se encontram. Sugere-se inseri-la como um encarte, logo após a folha de rosto.

2.4 Dedicatória

Trata-se de um pequeno texto onde o autor homenageia ou dedica seu trabalho à alguém.

2.5 Agradecimentos

Texto que manifesta agradecimento a pessoas e/ou instituições que, dealguma forma, colaboraram para a execução do trabalho.

2.6 Resumo na Língua Vernácula

Deve ser redigido pelo próprio autor. Trata-se de uma síntese do trabalho, escrita de forma clara, concisa, direta, com no máximo 500 palavras. O texto deve ressaltar o objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, bem como o método e a técnica utilizados em sua elaboração. É inserido antes do sumário edeve vir na língua do mesmo. O resumo deve representar claramente o trabalho, pois este serve para o momento em que os pesquisadores estão selecionando suas leituras. Este limita-se a um parágrafo e deve conter, ainda, palavras representativas do assunto. A norma NBR6028 (ABNT, 2003e) recomenda que a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. Utiliza-se overbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

Logo abaixo do resumo inserem-se as palavras chaves, precedidas pela expressão: Palavras-chave.

Deve-se evitar no resumo: abreviaturas, símbolos, fórmulas, equações e diagramas que não sejam absolutamente necessários, comentários, críticas, além de e expressões como O presente trabalho trata-se de... ou O autor do trabalho descreve....

2.7Resumo em língua estrangeira

Trata-se da tradução do resumo para outra língua, seja o inglês ou outro idioma. Nesse caso, o título deve vir conforme o idioma utilizado, sendo: Abstract (inglês), Résumé (francês), Resumen (espanhol) e Zusammenfassung (alemão).

2.8 Listas

Trata-se da listagem de elementos ilustrativos ou explicativos presentes no trabalho. Pode-se incluir, de acordo com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura basica
  • Monografia estrutura
  • ESTRUTURA DE MONOGRAFIA
  • Estrutura monografia
  • ESTRUTURA MONOGRAFIA
  • Estrutura Monografia
  • ESTRUTURA DE MONOGRAFIAS
  • Estrutura de monografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!