Estruturação do parágrafo

Páginas: 7 (1521 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
O PARÁGRAFO


I. CONCEITO

O parágrafo é uma estrutura superior à frase, que desenvolve, eficazmente, uma única ideia-núcleo. Ele consta, normalmente, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, às vezes, de três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A introdução é geralmente constituída de um ou dos períodos curtos iniciais, onde se expressa a ideia principal.É denominada por Othon Moacir Garcia de tópico frasal. Antônio Suárez de Abreu prefere chamá-la de tópico de parágrafo.

II. ESTRUTURA DO PARÁGRAFO

Muito comum nos textos de natureza dissertativa, que trabalham com ideias e exigem maior rigor e objetividade na composição, o parágrafo-padrão, como é normalmente conhecido, apresenta a seguinte estrutura:
1) introdução: também denominadatópico frasal, é constituída de uma ou duas frases curtas, que expressam, de maneira sintética, a ideia principal do parágrafo, definindo seu objetivo;
2) desenvolvimento: corresponde a uma ampliação do tópico frasal, com apresentação de ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem;
3) conclusão: nem sempre presente, especialmente nos parágrafos mais curtos e simples, a conclusãoretoma a ideia central, levando em consideração os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento.

Exemplo de um parágrafo-padrão:


Até fins da década passada, possuir um tapete oriental no Brasil era privilégio de alguns poucos colecionadores particulares. Com a abertura das importações e consequente diminuição das taxas, a oferta dessas peças aumentou significativamente nos anos 90,provocando uma crescente curiosidade sobre o assunto. Por isso, e também pelo quase total desconhecimento dos consumidores brasileiros sobre a matéria, nos sentimos compelidos a elaborar este trabalho.
(MALTAROLLI, Wagner. O caminho dos tapetes orientais. Rio de Janeiro, RBM, 1994. p. 9)

III. TIPOS DE PARÁGRAFO

1) Parágrafo dissertativo: é estruturado a partir de uma ideia quenormalmente é apresentada em sua introdução, desenvolvida e reforçada por uma conclusão. É claro que essa divisão não é absoluta. Dependendo do tema proposto e da abordagem que se dê a ele, ela poderá sofrer variações. Mas é fundamental que você perceba o seguinte: a divisão de uma texto em parágrafos (cada um correspondendo a uma determinada ideia) que nele se desenvolve) tem a função de facilitar, paraquem escreve, a estruturação coerente do texto e de possibilitar, a quem lê, uma melhor compreensão do texto em sua totalidade.

2) Parágrafo narrativo: nas narrações, a ideia central de um parágrafo é um incidente, um episódio curto. Nesse tipo de parágrafo, há o predomínio dos verbos de ação que se referem a personagens, além de indicações de circunstâncias relativas ao fato: onde eleocorreu, quando ocorreu, por que ocorreu etc. nas narrações, existem também parágrafos que servem para reproduzir as falas das personagens. No caso do discurso direto, cada fala de personagem deve corresponder a um parágrafo, para que essa fala não se confunda com a do narrador ou com a de outro personagem.


3) Parágrafo descritivo: a ideia central de um parágrafo descritivo é um quadro,ou seja, um fragmento daquilo que está sendo descrito (uma pessoa, uma paisagem, um ambiente etc.), visto sob determinada perspectiva, num determinado momento. O parágrafo descritivo apresenta as seguintes características: predomínio de verbos de ligação, emprego de adjetivos que caracterizam o que está sendo descrito, ocorrência de orações justapostas ou coordenadas.

IV. COMO INICIAR UMPARÁGRAFO? TIPOS DE TÓPICOS FRASAIS

1) Declaração inicial: inicia-se o parágrafo com uma afirmação ou negação de alguma coisa que será, em seguida, justificada ou fundamentada.
Ex.: “A prática da redação é muito importante para a formação profissional. Não é apenas por causa da necessidade de redigir cartas, relatórios, ofícios e, eventualmente, artigos que um agrônomo, por exemplo, precisa saber...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estruturação do Paragrafo
  • Paragrafo
  • paragrafo
  • Paragrafos
  • Parágrafo
  • Parágrafo
  • Paragrafo
  • paragrafo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!