ESTRUTARAÇÃO CELULAR

335 palavras 2 páginas
Estrutura Celular

1.Cite os níveis de estruturação molecular da célula.
2.Descreva o que são unidades monoméricas, liste todas encontradas em uma célula.
3.Cite as macromoléculas biológicas e sua importância para a célula.
4.A formação de complexos supramoleculares é fundamental para a organização funcional de uma célula, cite 5 complexos supramoleculares e sua função.

RESPOSTA:
1. Unidades monoméricas; macromoléculas biológicas; complexos supramoleculares; organelas e a célula.
2.São moléculas orgânicas simples, são utilizadas na construção de macromoléculas mais complexas (proteínas e todos os ácidos nucleicos).
Em uma célula se encontra: aminoácidos; ácidos graxos; monossacarídeos; nucleotídeos.
3.Proteinas: constituem ao lado da água, a maior fração das células , tem atividade catalítica e funcionam como enzimas, servem também como elementos estruturais e ainda transportam sinais específicos(no caso dos receptores) ou substancias especificas (no caso de proteínas de transporte) para o interior ou exterior das células.
Lipídios: servem principalmente como componentes estruturais das membranas e como forma de armazenamento de alimentos ricos em enzima.
Carboidratos: são os principais combustíveis celulares, possuem também função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular.
Ácidos Nucléicos: DNA e RNA, são polímeros de nucleotídeos. Eles armazenam, transmitem e transcrevem a informação genética.
4.Membrana: estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma e o meio extracelular, possui função de proteção, permeabilidade seletiva.
Ribossomos: sintetizam proteínas e enzimas, produzem energia para as células.
Cromossomos: responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. Conserva, organiza, transmite e expressa o material genético.
Cromatina: complexo de DNA e proteínas que se encontra dentro do núcleo

Relacionados