Estrongiloid Ase Trabalho 1

2044 palavras 9 páginas
ESTRONGILOIDÍASE

Definição
A Estrongiloidíase é uma parasitose grave, decorrente da ação de um nematódeo pequeno de geração alternada, com um ciclo de vida livre na terra e um ciclo de vida parasitária no homem. É uma parasitose caracterizada por várias manifestações clínicas, desde os casos assintomáticos até as formas graves e mesmo em alguns casos fatais por hiperinfecção de larvas. As lesões básicas da Estrogiloidíase ocorrem no intestino delgado e são de distribuição segmentar, porque dependem fundamentalmente da ação direta do helminto, por isso predominam as manifestações diarréicas ou disentéricas crônicas, também podem ocorrer lesões cutâneas, broncopulmonares, hepáticas, biliares e miocárdicas. O parasitismo se dá pela fêmea partenogenética parasita, inexistindo formas masculinas no ciclo parasitário. No Brasil a doença se distribui conforme as regiões climáticas e as condições socioeconômicas das populações, sendo comum em locais sem saneamento adequado.
Sinonímia
É uma doença também conhecida pelo nome de Estrongiloidose.
Incidência
Acomete pacientes de qualquer idade, mas predomina entre os 5 e os 20 anos de idade.
Tem uma prevalência muito alta na infância, na qual as formas graves se associam à desnutrição do hospedeiro humano.
A parasitose tem uma incidência maior nas regiões de clima tropical.
É uma doença que tem uma distribuição cosmopolita.
45% dos indivíduos são assintomáticos.
É de fácil disseminação em comunidades fechadas (penitenciários hospitais para doentes mentais, orfanatos e creches).
Agente etiológico
Nematóide da espécie Strongyloides stercoralis; é um nematóide geo-helminto, isto é, parte do seu ciclo se desenvolve no solo.
Formas evolutivas
Fêmea partenogenética: apresenta corpo cilíndrico, branco, com extremidades afiladas e medindo cerca de 2,5mm; vive no interior das criptas da mucosa intestinal, onde depositam os ovos; são ovo-vivíparas; esta é a forma que parasita o organismo humano, pois até agora não foram encontrados

Relacionados