Estrias

Páginas: 3 (682 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2015
Estrias
A estria é classificada como uma atrofia tegumentar adquirida, decorrente da redução do número e volume dos seus elementos (elastina, colagénio, glicosaminoglicanos e fibroblastos).Apresentam-se de aspeto linear, ligeiramente pregueado, com acentuada diminuição da elasticidade. Podem ter uma espessura até vários milímetros. Geralmente orientam-se perpendicularmente às linhas de Langere paralelamente umas em relação às outras.
A estria trata-se de uma condição de rutura intradérmica parcial devida a rutura das fibras de elastina. As estrias sugerem a correlação de perda dacapacidade de síntese de fibroblastos e alteração da estrutura do tecido conjuntivo. Surgem frequentemente em áreas do corpo que sofrem tensão constante como seios, glúteos e abdómen.
Numa fase inicial sãoáreas maculares lineares de coloração rosada, podendo estar associadas a sintomas como prurido ou mesmo dor, decorrente do processo inflamatório na derme. Tardiamente, com a evolução atrófica tornamesbranquiçadas e fibróticas.

Fatores etiológicos das estrias:
Puberdade;
Gravidez;
Obesidade;
Síndrome de Cushing;
Administração prolongada de corticoesteróides;
Mudanças rápidas de peso,mamoplastia de aumento;
Suturas por tensão e ainda prática de musculação intensa.
Ocorrem em 40 a 70% das adolescentes e em 50 a 90% das grávidas. Embora a etiologia ainda não esteja bem esclarecidaestão descritos quatro mecanismos etiológicos na patologia da estria:

Fatores genéticos como redução dos genes codificadores das componentes da matriz extracelular (elastina, colagénio efibronectina) bem como alteração do metabolismo dos fibroblastos. Estes fatores levam a um deficiente desenvolvimento do sistema tegumentar, com comprometimento da sua função e resistência.
Fatores mecânicosocasionados por um rápido estiramento da pele. Tanto na gravidez como numa fase de crescimento abrupto a elasticidade da pele não consegue acompanhar o aumento da extensibilidade, levando a rutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrias
  • estrias
  • Estrias
  • estrias
  • estrias
  • Estrias
  • estrias
  • Estrias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!