Estresse pós-traumático

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
DEFINIÇÃO


O Transtorno de Estresse Pós-Traumático foi primeiramente nomeado, conforme KAPLAN et al. (1997) durante a Guerra Civil Norte Americana como “coração de soldado”. Já na Primeira Guerra Mundial foi conhecida como “choque de granada”, devido a suspeita que seria o resultado do trauma cerebral causado pela explosão de bombas. Na Segunda Guerra Mundial sobreviventes apresentavamsintomas similares ao Transtorno de Estresse Pós Traumático, porém foi reconhecido como “Neurose de Combate” ou “Fadiga Operacional”.


Predominava-se nesta época a forte influência da Psicanálise, principalmente no Estados Unidos, onde surge o diagnóstico de “Neurose Traumática”, sendo que envolvia a suposta reativação do conflito ocorrido anteriormente e não resolvido pelo eventotraumático. KAPLAN et al. (1997) destaca que em 1941 ocorreu um incêndio em um clube noturno em Boston (EUA) onde os sobreviventes mostraram nervosismo, fadiga e pesadelos. Logo com a junção Psiquiátrica e os veteranos do Vietnã, trouxeram o conceito de Transtorno de Estresse Pós-Traumático.


Segundo a APA (2003) o Transtorno de Estresse Pós-Traumático é definido essencialmente por sintomascaracterísticos após a exposição a um estímulo estressor traumático, podendo ser pela experiência pessoal de eventos reais ou ameaçadores que apresentem risco de morte, ou risco a integridade física do indivíduo. Este estímulo desencadeador pode também estar presente em eventos ocorridos por terceiros, tais como: testemunhar a morte; ferimentos ou ameaça a integridade física de outra pessoa,ferimento sério ou ameaça de morte experimentados por um membro da família ou outra pessoa com estreita relação com o indivíduo, entre outros.


Neste contexto, SOARES, LIMA (2003) afirma que, em nossa sociedade há uma exposição crescente de eventos que podem se associar ao trauma psicológico decorrente do aumento da violência urbana, acidentes e a mídia, que pode amplificar o número de sujeitossintomáticos entre as chamadas vítimas secundárias. Em pessoas vulneráveis, é possível que a reexposição repetida a imagens violentas, mesmo sem estar fisicamente presente, pode levar aos mesmos sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático.


Jonas, 28 anos, auxiliar de enfermagem, era membro de uma equipe de resgate que fazia o atendimento a umtraficante ferido numa favela, surpreendido pelo retorno dos traficantes rivais, que o haviam baleado poucos minutos antes. Estes pediram que a equipe de resgate se afastasse e friamente executaram o homem ferido. Jonas, escondido dentro da ambulância, estava aterrorizado com a idéia de que ele e seus colegas seriam também mortos, por terem testemunhado o crime. Contudo, os traficantes foram emborasem molestar (ao menos fisicamente) a equipe. Porém, nos dias subseqüentes, Jonas não conseguia dormir direito e logo desenvolveu um entorpecimento emocional como seqüela do episódio. Seis meses depois, continuava a apresentar um distanciamento afetivo dos filhos e dos amigos, passando s era uma pessoa seca e reservada, indiferente a todas as situações, fossem elas agradáveis ou incômodas.(FIGUEIRA; MENDLOWICZ)




Os sintomas característicos, para KAPLAN et al. (1997), incluem: a revivência do trauma através de sonhos e pensamentos durante a vigília; evitação persistente de coisas que lembrem do trauma e embotamento da resposta a esses indicadores e a hiperexcitação persistente. Os sintomas de comorbidade do transtorno do Transtorno de Estresse Pós-Traumático são: a depressão,a ansiedade e dificuldades cognitivas (ex: fraca concentração).


Neste transtorno, conforma APA (2003), pode-se reviver o evento traumático de diversas formas, geralmente, o indivíduo recorda-se recorrentemente e de forma intrusiva o evento traumático, ou tem sonhos aflitivos recorrentes, onde o evento é reencenado. Há casos raros, onde o indivíduo apresenta estados dissociativos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno de estresse pós-traumático
  • transtorno do estresse pós traumatico
  • Transtorno do estresse pós~traumático
  • estresse pos traumatico
  • transtorno do estresse pós-traumático
  • Transtorno de estresse pos traumatico
  • Tcc
  • O transtorno de estresse pós-traumático nos contextos de trabalho: reflexões em torno de um caso clínico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!