estresse ocupacional no trabalho 2015

Páginas: 14 (3352 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Estresse ocupacional no trabalho:
Uma analise do pistão inicial das doenças do mundo moderno.



Filipe domingos MONTEIRO
Juliana gomes ANDRADE
Marta angelica SEVERO
Rafael VILELA


RESUMO:

Do topo a base em menos de 5 minutos, essa frase é a que mais se aproxima da real situação das pessoas que sofrem com o estresse ocupacional no trabalho, Podemos afirmar mais da metade das pessoas que hojese arrastam na empresa e para a organização se tornaram um peso, são o resultado de insatisfações e problemas ocupacionais que passaram despercebidos, o intuito da escolha do tema e da confecção desse artigo cientifico e apresentar o comportamento dos funcionários que sofrem com esse mal, mostrando o quanto resultado a ser obtido pela empresa pode ser afetado, levantando dados para tentardesvendar o comportamento, para que possamos discutir possíveis soluções e maneiras de está identificando e agindo de maneira preventiva, o artigo estará baseado entrevistas a profissionais de diversos ramos, pesquisas relacionadas ao tema, estudos de caso e artigos científicos de diversos autores para melhor embasamento do mesmo.

Palavras chaves: estresse, ocupacional, trabalho, insatisfações,problemas, soluções





Introdução:

( FERNANDES,2010, P-10) “A palavra estresse deriva do latim e foi empregada popularmente no século XVII significando fadiga, cansaço. A partir dos séculos XVIII e XIX, o termo aparece relacionado com força, esforço e tensão”. O cientista Hans selye utilizou o termo pela primeira vez em uma entrevista para tentar explicar esse desgaste psíquico que envolve aansiedade e a depressão
" o grande desafio do homem moderno é obter o maior rendimento possível sem prejuízos para a saúde. segundo Simone Yazbek em um site sobre psicologia. A analise do que realmente é o estresse, e o seu desenvolvimento podem ajudar a abrir diversas portas ainda desconhecidas, " O homem se realiza através da expressão de sua criatividade, da capacidade de transformar o meio ambiente,interagindo com as pessoas e apoiando-se em bases fundamentais da felicidade: amar e trabalhar "(FERNANDES,2010, PAG 8) segundo ( REGINA, CARVALHO ,PAG 2)" devido ao fenômeno da industrialização, dos meios de comunicação e dos avanços tecnológicos surgiram inúmeros benefícios e conforto para o cotidiano das pessoas" em complementação, (NILSON, NUNES,2006,PAG2) nos fala que "A expressivamudança em todos os segmentos da sociedade passou a exigir do ser humano uma grande capacidade de adaptação física, mental e comportamental" e essas mudanças também invadiram o âmbito organizacional trazendo varias mudanças no comportamento e posicionamento das organizações mediante as novas adversidades encontradas, em busca de lucros. as técnicas utilizadas pelas organizações foram cada vez mais sesofisticando.
“ É um sistema poderoso, uma resiliência dinâmica que aguça nossa atenção e mobiliza nossos corpos para lidar com situações ameaçadoras, e depois retorna à linha de base, geralmente sem efeitos desfavoráveis. O sistema de reação ao estresse somente começa a causar doença quando ele é descarrilado ou dominado” ( McEWEN & lasley, 2003, p.18)

os indivíduos que dependem dessaorganização estão economicamente vulneráveis, convivem com a necessidade de competição diária e atualização, vivendo num ambiente de opressão (Guimarães e Grubts, 1999). “As pessoas começam a viver no limite, começam a conviver em um ambiente mais dinâmico, e opressivo”. Em complemento (NILSON, NUNES,2006,PAG2) afirma que As organizações, os grupos ou equipes estão propensos a ficarem estressados,embora exista um estigma de que oestresse pode significar fraqueza”. Em complemento(ALVES,CECCHI,FREDERICO,2010,PAG 2) afirma que,” a cumplicidade entre os indivíduos, a sociedade e as organizações, formam um elo de variáveis auto dependentes”

O indivíduo precisa sentir-se seguro em seu ambiente de trabalho, livre de riscos e
perigos para a sua saúde, caso isso não ocorra, às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estresse ocupacional
  • Estresse Ocupacional
  • Estresse ocupacional
  • Estresse ocupacional
  • Estresse ocupacional
  • ESTRESSE OCUPACIONAL
  • Estresse ocupacional
  • estresse ocupacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!