Estrelas na terra - toda criança é especial

Páginas: 11 (2604 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2012
[pic]
IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília
Dificuldades de Aprendizagem
Monica Pinchemel de Carvalho




Análise Crítica - “Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial”



Introdução

O presente trabalho tem por objetivo correlacionar a história retratada no filme “Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” com os aspectos teóricos da disciplina Dificuldades deAprendizagem.
Considerando os conceitos estudados, será feito um paralelo entre os procedimentos adotados pela escola e pela família, na busca do entendimento do processo pelo qual passa o aluno retratado no filme, suas dificuldades, atitudes e postura diante da realidade que o cerca.
A abordagem do trabalho será feita pela perspectiva do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner que entende que apessoa é o foco e que seu desenvolvimento ocorre através das relações estabelecidas entre ele e o meio em que vive.











Desenvolvimento



O Modelo Bioecológico

O modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner propõe que o desenvolvimento humano seja estudado através da interação de quatro núcleos inter-relacionados: o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Assim, para oautor, o desenvolvimento humano ocorre a partir da interação entre as pessoas e o ambiente, seja ele micro, meso ou macro.

Esse processo de interação (integração) é chamado de processo proximal e deve ocorrer de forma regular para que se possa obter progressos no desenvolvimento do ser humano.

Bronfenbrenner (1999, apud Cecconello e Koller) destaca que o processo proximal depende, basicamente,de cinco condições: a pessoa deve, necessariamente, estar engajada em uma atividade, do contrário, não haverá desenvolvimento; a efetividade do processo depende da regularidade com que a interação acontece, sendo ineficaz quando efetuada durante atividades meramente ocasionais; as atividades devem ser progressivamente mais complexas, por isso a necessidade de um período estável de tempo; devehaver reciprocidade nas relações interpessoais; e para que a interação recíproca ocorra, os objetos e símbolos presentes no ambiente imediato devem estimular a atenção, exploração, manipulação e imaginação da pessoa em desenvolvimento.

Assim sendo, o conceito de desenvolvimento que o autor defende refere-se ao “resultado da junção entre um processo proximal, as características próprias da pessoaem desenvolvimento, o contexto imediato no qual ela vive e a quantidade e frequência de tempo no qual a pessoa em desenvolvimento tem estado exposta a um processo proximal específico e ao ambiente” (Bhering; Sarkis, 2009).






Resumo do Filme

O filme conta a história de um garoto com cerca de 8 anos que, no decorrer de sua infância, enfrenta inúmeros problemas pois todos que o cercamo vêem como indisciplinado e insociável.

Em casa e na escola ele não consegue satisfazer as exigências a ele impostas. Uma simples leitura pode ser um enorme desafio para ele. Escrever também é muito difícil; ele vê as letras “dançando” no papel e não consegue organizá-las. Além disso ele não tem o acompanhamento necessário e é forçado a acompanhar o ritmo de ensino das outras das crianças.Somente após ser mandado, por seus pais, para um internato, como forma de resolver seus “problemas de comportamento” é que, com a ajuda de um professor interessado, descobre-se que ele sofre de dislexia. Esse professor, então, dispõe-se cuidar do aprendizado daquela criança, que já apresenta traços de baixa auto-estima, depressão e desinteresse pela vida.

Após uma série de esforços desseprofessor, com acompanhamento individual e utilização de técnicas específicas para o aprendizado de pessoas disléxicas, o personagem do filme começa a recuperar sua auto-estima, alcançando progressos antes inimagináveis, demonstrando que sua diferença não o torna incapaz de fazer tudo o que os outros colegas fazem. O professor mostrou que o que estava errado era o método ao qual a criança estava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como estrelas na terra toda criança é especial
  • Como estrelas na terra – toda criança é especial
  • Como estrelas na terra, toda criança é especial
  • Como estrelas na terra, toda criança é especial
  • como estrela na terra toda criança e especial
  • Como estrelas na terra: toda criança é especial
  • como estrelas na terra-toda criança é especial
  • Como estrelas na terra toda criança é especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!