Estrelas De Primeira Grandeza Reflex Es Sobre O Uso De Redes Sociais Na Investiga O Hist Rica Comissoli E Miguel

Páginas: 29 (7150 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015






















Dossiês





Estrelas de primeira grandeza: reflexões sobre o uso de redes sociais na investigação histórica

Stars of first magnitude: reflections about social networks use in the historical investigation

Adriano Comissoli*
Miguel Ângelo Silva da Costa**




Resumo: Partindo do entendimento de que o emprego analítico das redes sociais se concentra nas práticas dos atoressociais e suas diferentes formas de interação em níveis mais elevados de agregado social, o presente artigo tem como objetivo estabelecer diálogo entre o tratamento empírico de problemáticas historiográficas e o potencial metodológico das redes sociais no campo da pesquisa histórica.



Abstract: Based on the understanding that the analytical use of social networks and their different forms ofinteraction in higher levels of social aggregate, this article intends establish dialogues between empirical treatment of historiographical problematic and the methodological potential of networks social in the research historical.

Palavras-chave: Redes sociais; metodolo-
Keywords: Social networks; methodo-
gia; pesquisa histórica.
logy; historical research.



Pontos, linhas e atores posicionadosA contribuição acerca do emprego analítico das redes sociais no campo da pesquisa histórica é variada e se encontra associada à influência das ciências sociais. Todavia, como recurso metodológico focado nas

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). E-mail:adrianocomissoli@hotmail.com

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pesquisador associado no Centro de Estudios Sociales de América Latina (Cesal), de la Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNCPBA). E-mail: migguelcosta@yahoo.com.br


1 1

práticas dos atores sociais e suas diferentes formas de interação, a metodologia cada vez mais se consolidacomo uma ferramenta instrumental capaz de oferecer alternativas de observação de dinâmicas sociais próprias da história sem, contudo, perder de vista a análise interligada de escalas de observação: do individual, do relacional e do estrutural ou sistêmico. (BERTRAND, 2000; LEVI, 2000; LEPETIT, 1998).

Trocando em miúdos e na esteira da opinião desses historiadores, cremos possível dizer quetrabalhar com redes sociais é como brincar de Lego. Trata-se de montar uma sociedade a partir de intrincados sistemas de encaixe, como em um gigantesco jogo de armar. A questão que se coloca para o historiador, portanto, é aprender a cadenciar as peças de forma a criar um padrão. O que faremos aqui é quase um diálogo. Traremos à tona algumas questões referentes ao tratamento empírico de problemáticashistoriográficas a partir da metodologia das redes sociais. Seguindo a ideia de que as redes são construídas a partir de um indivíduo determinado, ego, nos arrogaremos o direito de sermos nós mesmos um tanto egocêntricos, valendo-nos de nossos trabalhos como exemplos, embora não como modelos.

Para início de conversa: princípios esclarecedores

Sempre é bom esclarecer. E quanto mais simples, melhor.Vejamos uma explicação breve e simples sobre redes sociais, ou social networks – conforme a literatura de língua inglesa tornou conhecido o conceito – e sua correlação metodológica no terreno da pesquisa histórica. Por sua simplicidade, partamos de Jeremy Boissevain.

The social relations in wich every individual is embedded may be viewed as a network. This social network may, at one level ofabstraction, be looked upon as a scattering of points connected by lines. The points, of course, are persons, and the lines are social relations. (1974, p. 24).

Bastante elucidativo. Trabalhar com redes sociais nada mais é do que tratar das relações sociais que interligam as pessoas. As redes são abstrações que têm por finalidade possibilitar a visualização ordenada de tais relações, facilitando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflex Es Te Ricas Sobre Paradoxos Presentes Na Teoria De Redes
  • Reflex Es Sobre A Arte
  • REFLEX ES SOBRE O SERVIR
  • Pesquisa Sobre O Uso Estrat Gico De Redes Sociais
  • Reflex es sobre o jogo
  • O Texto Apresenta Reflex Es Sobre O Uso Do Instrumental T Cnico
  • Ensaio Reflex Es Sobre A Diadtica No E
  • REFLEX ES SOBRE O V DEO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!