Estratégias políticas de eduardo campos (psb) para as eleições de 2014 – na óptica de maquiável

1306 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD)
Curso de Ciências Sociais (Licenciatura EAD)

UMA REFLEXÃO CRITICA SOBRE AS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS DE EDUARDO CAMPOS (PSB) PARA AS ELEIÇÕES DE 2014 – NA ÓPTICA DE MAQUIÁVEL

José Lima RA: 207326
Polo Campinas

CAMPINAS
16 de Abril de 2013

As eleições presidenciais em 2014 já têm movimentado os bastidores na política nacional. Uma das figuras proeminentes que faz parte da base governista é o Governador do Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

Esse ano de 2013, o governo que até então se manifestou totalmente favorável a reeleição da Presidenta Dilma Rousseff, agora começa mudar o discurso dizendo que: “O povo não está “sorrindo” com o governo Dilma”, sua critica mais contundente foi verbalizar que o governo federal é incapaz de alavancar a economia sem disparar a inflação. Segundo o presidente nacional do PSB: “o povo brasileiro não estaria sorrindo com as medidas econômicas de Dilma Rousseff[1]”. Essa mudança de Eduardo Campos, mesmo fazendo parte da base aliada do governo mostra uma estratégia clara de ser tornar conhecido nacionalmente.

Eduardo campos percorreu prudentemente imitando e apoiando o governo que até aqui podemos dizer que foi bom em relação aos demais, e tirou o máximo proveito da aliança com o governo, mas agora, utiliza de estratégias política que segundo Maquiavel 2009, p.39: "deve fazer como os arqueiros hábeis que, considerando muito distante o ponto que desejam atingir e sabendo até onde vai a capacidade de seu arco, fazem mira bem mais alto que o local visado, não para alcançar com sua flecha tanta altura, mas para poder com o auxílio de tão elevada mira atingir o seu alvo".

Maquiavel mostra que embora o alvo esteja distante, um bom arqueiro deve mirar, apontar para o alto. Ele tem pretensões de com sua popularidade nas próximas eleições, atingir o alvo, numa possível sucessão

Relacionados

  • eita
    20246 palavras | 81 páginas
  • 02 Direito Eleitoral 11 Edic A O Jose Jairo Gomes
    348884 palavras | 1396 páginas