.ESTRATÉGIAS DE MARKETING Riacguelo

1335 palavras 6 páginas
6. ESTRATÉGIAS DE MARKETING
6.1 Estratégias
A Riachuelo é a maior loja de moda do país, fazendo parte do Grupo Guararapes, que ainda engloba empresas de transporte, shopping e indústrias de confecções. Tem 130 pontos de venda no Brasil, com dois parques industriais e 40.000 colaboradores. O Grupo tem empresas alinhadas em produzir, transportar, financiar e vender a produção, em geral, artigos de moda. O grupo inteiro tem faturamento de R$ 3,77 bilhões, enquanto que apenas as lojas são responsáveis por R$ 3,26 bilhões. A Riachuelo segue a linha fast fashion, em que a estratégia é trocar as coleções de pouco em pouco tempo. Para isso é necessário produção de novos produtos e processo eficiente de logística. Dessa forma o consumidor está tentado a comprar novidades freqüentemente.
Entre as principais estratégias da organização estão: a consolidação nas regiões Norte e Nordeste; o aumento da participação de mercado em São Paulo e Rio de Janeiro. Para cumprir com estes objetivos, a Riachuelo se apoia na agência financiadora do próprio grupo, que facilita a emissão de cartões de crédito de marca própria, que auxilia no aumento da sua base de clientes. Suas campanhas de marketing estão direcionadas às mulheres de 25 a 40 anos, seu público prioritário.

6.1.1 Posicionamento
O posicionamento de mercado da Riachuelo trabalha o conceito de popularização da moda, oferecendo para as diversas classes sociais todos os atributos da moda a preços competitivos, com o intuito de atrair o consumidor do mercado informal para o formal, além de disponibilizar condições de pagamento específicas para o nível de renda de seus clientes.
Nos últimos 4 anos a empresa mudou sua identidade. O Maior risco dessa nova identidade era que a Riachuelo se viu obrigada a abrir mão de parte do seu público mais fiel, que passou a encontrar uma loja cada vez mais diferente do padrão a que havia sido acostumado durante muitos anos. Segundo o consultor em varejo Eugênio Foganholo, a Riachuelo

Relacionados