Estratégias de atuação proativa nas questões regulatórias: a experiência do núcleo de assuntos regulatórios de uma operadora de saúde na melhoria da qualidade rumo a acreditação (fgv)

481 palavras 2 páginas
Em onze anos de existência, a ANS vem ampliando sua atuação de um modelo de fiscalização para um modelo de qualificação de processos visando garantir a entrega e a qualidade do produto/serviço para o consumidor, rumo a acreditação.
De um modo geral, essa movimentação, inicialmente, foi entendida pelas operadoras e tratada apenas como cumprimento legal de normas, sujeito às sanções e multas.
Analisando essa tendência e percebendo-a como uma oportunidade, a Operadora definiu a atuação proativa nas questões regulatórias como um objetivo estratégico e instituiu o Núcleo de Assuntos Regulatórios (NAR). As principais atribuições dessa área são avaliar, apresentar e discutir o tema regulatório na Operadora e atuar junto às áreas de negócios para qualificar processos, sistemas e informações sujeitos à normatização, preparando para a acreditação.
A partir de 2008, foi iniciado na Operadora um Projeto Corporativo, coordenado pelo NAR, para promover mudança na cultura da empresa que tratava de forma fragmentada os processos e as informações regulatórias. Esse núcleo vem mobilizando e coordenando as áreas de negócios, através de um Grupo Técnico Multidisciplinar, acompanhando a agenda da ANS, possibilitando a atuação proativa nos eixos regulatórios e alavancando as ações para cumprimento das diretrizes da reguladora.
O NAR estabeleceu pontos de controle de qualidade das informações desde a coleta de dados até o envio à ANS proporcionando a integração dessas informações que se encontravam pulverizadas nas diversas áreas da empresa. Essa pulverização gerava um alto risco de inconsistência das informações apresentadas em atendimento às exigências regulatórias. Através do monitoramento desses pontos de controle, foram identificadas adequações nos processos e implantadas pelos representantes das áreas de negócio que compõem o Grupo Técnico Multidisciplinar. O trabalho do NAR foi potencializado pela implantação simultânea do Sistema Integrado de Gestão (SIG), baseado em

Relacionados

  • As redes de atenção à saúde
    222467 palavras | 890 páginas