estratégia ocano azul

2980 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS (ESAG)
CURSO: Administração TURNO: 2 PERÍODO: Vespertino
DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração II
PROFESSOR: Nério Amboni
ACADÊMICA: Gabriela Genovez Beckhauser

Resumo do livro: “ A estratégia do oceano azul” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
No primeiro capítulo, os autores contam a história do Cirque du Soleil, mostrando como eles criaram um oceano azul no mercado dos circos. Eles ainda dizem no primeiro parágrafo que: “a única maneira de superar os concorrentes não é mais tentar superá-los.” Ao contrário do oceanos vermelhos, onde há uma grande competição, no oceano azul a competição é indiferente, pois as regras do mercado ainda não estão definidas.
O movimento estratégico é a unidade de análise adequada para explicar a criação de oceanos azuis. É também um conjunto de decisões e ações gerenciais que resultam em importantes produtos e serviços capazes de criar novos mercados. Eles resultam em produtos e serviços que desbravaram e conquistaram novos espações de mercado, gerando saltos significativos.
Ainda no primeiro capítulo, os autores abordam que, o que diferenciou de maneira consistente os vencedores dos perdedores foi a maneira de encarar a estratégia. As empresas que se perderam no oceano vermelho, ficaram preocupadas em vencer a concorrência por meio de defensivas. Ja as empresas criadoras de oceanos azuis não recorreram aos concorrentes como paradigmas. Além disso estes adotaram a lógica de inovação de valor, ou seja, criaram um novo espaço no mercado e o rompimento com a concorrência. A inovação de valor é mais que uma inovação, é uma estratégia que abraça todo o sistema de atividade da empresa. Ela exige que a empresa reoriente todo o sistema para empreender um salto no valor, para os compradores e para ela própria. Portanto, a criação de oceano azuis consiste em reduzir os custos e, ao mesmo tempo, aumentar o valor

Relacionados