Estratpegia de cuidado com cuidadores

1814 palavras 8 páginas
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FACULDADE GUILHERME GUIMBALA Curso de Psicologia
Autorização pelo MEC: Parecer CFE n° 218/84 (Documenta n° 280/84) Decreto n° 89.673, de 16/05/84 (DOU de 17/05/84)
Reconhecimento pelo MEC: Parecer CFE n° 33/90 (Documenta n° 349/90)
Portaria n° 1.125 de 06/12/90 (DOU de 10/12/90)

Acadêmicas: Károl Almeida de Lima, Taciane de Freitas, Taynara Corrêa Silva, Victória Garcia Freitas.

Estratégias de Cuidados com Cuidadores

O cuidador é “a pessoa da família ou da comunidade, que presta cuidados a outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, com ou sem remuneração” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008, p.8). Ainda segundo o autor, sua função é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, não sendo responsável por técnicas e procedimentos específicos de profissões legalmente estabelecidas, particularmente, a enfermagem.
“A prática de cuidar iniciou-se, tradicionalmente, no âmbito privado do domicílio, uma vez que a estrutura familiar era multigeracional e possibilitava, assim, essa prática” (SOUZA; WEGNER; GORINI, 2007, p. 3). Ainda hoje, os familiares são a fonte de cuidado para as pessoas dependentes, sendo, na maioria dos casos, a figura feminina a eleita responsável por esse cuidado.

[...] a arte do cuidado está presente na vida, representado por um espaço de trocas de experiências subjetivas vivenciadas. Ela é considerada uma condição da vida humana e o processo de cuidar transpessoal é amplamente arte, pois permite o acesso do eu em união com os outros. Este relacionamento reflete expressões de sentimentos e emoções manifestadas pela clareza, autenticidade e sinceridade [...] (VIEIRAI; ALVESII; KAMADA, 2007, p. 21).

Apesar da extrema importância deste trabalho, “os programas de saúde vigentes no Brasil, desconsideram o cuidador leigo, que é componente fundamental para a reabilitação e recuperação das pessoas

Relacionados