Estrategias

Páginas: 21 (5009 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2015





1 INTRODUÇÃO

 Verifica-se que as empresas de hoje precisam estar centradas em suas informações de modo que estas venham a auxiliar o executivo na tomada de decisão. Para que a empresa obtenha uma melhor organização em suas tarefas, o gestor necessita implantar um S.I.G.
O presente trabalho visa mostrar a importância dos sistemas de informações para as empresas, seus benefícios, comosurgiu, e também considerando seus subsistemas que são partes integrantes e interdependentes de um Sistema de Informação Gerencial - S.I.G. que será também conceituado no presente trabalho.
Nessa perspectiva, foi feita uma pesquisa bibliográfica para definir melhor todo o processo do sistema de informação e como funciona, pois é de suma importância para as empresas executarem suas atividades.
 2 SISTEMADE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS
O S.I.G. é um conjunto de pessoas e softwares, organizados que fornecem e auxiliam informações às tarefas executadas pelos diretores da empresa. Com base nesse conceito:
um Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes eaos tomadores de decisão. O foco de um SIG é, principalmente, a eficiência operacional. Marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais recebem suporte dos sistemas de informação gerencial e estão ligados através de um banco de dados comum. (STAIR e REYNOLDS, 2002, p. 18 apud MIRANDA, on-line, p. 3).
Observa-se a grande eficiência de que quando a empresa implanta um sistema de informação,ela contribui com todos os setores em que estes recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal de um S.I.G. a eficiência operacional em estar auxiliando todos os departamentos da organização.
O S.I.G. teve seu surgimento no século XX após a Segunda Guerra Mundial, que desencadeououtros tipos de sistemas na sociedade.
 
Os conceitos e aplicações agregativas e de sistemas desenvolveram-se rapidamente depois da Segunda Guerra Mundial. Passa - se então, a ouvir falar de sistemas de defesa, hidráulicos, econômicos, etc.
Considera-se sistema um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. No entanto, épreciso distinguir sistemas fechados, como as máquinas, relógios, etc. Nos sistemas abertos, temos os sistemas biológicos e sociais que são: o homem, a organização e a sociedade.
O sistema aberto pode ser compreendido como um conjunto de partes em constante interação, constituindo um todo orientado para determinados fins e em permanente relação de interdependência com o ambiente externo, ou seja,influenciado pelo ambiente externo. Uma das implicações críticas dos conceitos de sistemas na Administração é justamente a concepção da empresa como um sistema aberto, pois tal visão ressalta que o ambiente em que vive a empresa é essencialmente dinâmico, fazendo com que uma organização, para sobreviver, tenha de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas doambiente.
De forma a compreender o sistema de informação gerencial é necessário compreender o que é sistema, dados, informação e gerencial.
Assim, compreende-se sistema como um grupo de componentes interligados para execução de determinada tarefa. Segundo Oliveira (2008, p.7) "sistema é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinadoobjetivo e efetuam determinada função". Verifica-se que um sistema constitui-se de partes formando-se um só com um único objetivo a realizar uma função, ou seja, é a base da implantação de um S.I.G.
Tendo compreendido o que é sistema, abordar-se-á acerca dos dados que consiste num elemento que depende de outro recurso para que seja melhor visualizado. Para Oliveira (2008, p.22) dado "é qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estratégia
  • O que é estratégia
  • Estratégia
  • estrategia
  • Estratégia
  • estrategia
  • Estrategia
  • Estrategia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!