Estrategias, instrumentos e tecnicas da ação profissional

Páginas: 12 (2899 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2013
ESTRATEGIAS, INSTRUMENTOS E TECNICAS DA AÇÃO PROFISSIONAL

Miralva Nascimento Rodrigues
Orientadora- Pedagogica: Simone Silva Salame
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES 0016) – IV Prática Educativa
12/11/2011

RESUMO
Trata-se de um estudo sobre o contexto histórico do Serviço Social,que ao longo dos anos foi se estabelecendo conforme as demandas foramsurgindo, requerendo dos Assistentes Sociais novas postura frente à realidade vivenciada. Com isso objetiva-se perceber a ação básica do Assistente Social, quais são suas estratégias, técnicas e instrumentos para desenvolvimento do seu papel enfrentando os desafios sociais que se apresentam. Nessa reflexão fez-se uma analise sobre a prática profissional do Assistente Social, reconhecendo suas dimensões,com o objetivo de situar a instrumentalidade do Serviço Social bem como seu arsenal técnico-operativo. Em seguida, serão apresentados, alguns dos principais instrumentos de trabalho utilizados pelos Assistentes Sociais no exercício da prática profissional, verificou-se a importância do Serviço Social no compromisso da sua prática cotidiana, apesar dos desafios enfrentados como a questão socialcomo entrave para o desempenho no trabalho social.

Palavras-chaves: Teoria; Realidade; Pratica;

1 INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado tem como foco de reflexão os instrumentos utilizados para a ação profissional, ou seja, as estratégias e técnicas que norteia o fazer profissional do Assistente Social.
Partindo desse pressuposto é que o trabalho em questão lança um olhar sobre aimportância do conhecimento teórico que o profissional em questão deve obter, pois a teoria permite que tenhamos uma visão ampla de várias questões, podendo assim, analisar uma realidade questionando e colocando em pratica seus conhecimentos.
O estudo tem como preocupação trazer para a discussão através da metodologia aplicada para o desenvolvimento desse trabalho que se funda em umenfoque analítico e pesquisa bibliográfica - de acordo com a dada análise de material teórico – como é importante a atuação do Assistente Social pautado da teoria e/o conhecimentos, respeitando e observando a característica cultural de cada indivíduo bem como a necessidade dessa clientela.
Espera-se com este estudo trazer ao conhecimento de quem o lê que são varias as técnica e estratégias que oServiço Social dispõe para a realização do seu trabalho, que a utilização dos instrumentais no cotidiano da prática profissional é um fator preponderante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessitam de bases teóricas, metodológicas, técnicas eético-políticas necessárias para o seu exercício profissional.  Os instrumentais técnico-operativos são como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional (MARTINELLI, 1994 p. 137). O trabalho do Assistente Social exige uma atuação crítica e competente para construir estratégias que superem os limites impostos à cidadania através da ordemeconômica, cultural, social objetivando sempre que na superação desses limites se alcance a justiça social.


2 FUNDAMENTOS DO AGIR PROFISSIONAL


Desde o período em que o Serviço Social ainda fundava sua base de legitimidade na esfera religiosa, passando pela sua profissionalização e os momentos históricos que a constituíram, a dimensão técnica-instrumental sempre teve um lugar de destaque, seja doponto de vista do afirmar deliberadamente a necessidade de consolidação de um instrumental técnico-operativo “específico” do Serviço Social, seja no sentido de afirmar o Serviço Social como um conjunto de técnicas e instrumentais em outras palavras, uma tecnologia social. Em outros momentos, no sentido de atribuir à instrumentalidade do Serviço Social um estatuto de subalternidade diante das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • instrumentos e tecnicas na atuação profissional
  • Instrumentos e técnicas de atuação profissional
  • Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional
  • Instrumentos e tecnicas profissionais
  • instrumentos e tecnicas de atuação profissional
  • Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional
  • Instrumentos e técnicas de atuação profissional
  • APROPRIAR-SE DE INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!