estrategias de produção

Páginas: 53 (13040 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

Cada vez mais vemos a produção como fator decisivo para o sucesso das organizações, muitas empresas perdem clientes por não darem a essa área o seu devido valor. O maior motivo para isso e a falta de visão de seus gestores que a tratam apenas como um mal necessário para se atingir os objetivos.
As empresas que dão o devido valor à produção com certeza têm suas estratégias deprodução bem definidas e com processos de melhoria continua em andamento, pois somente com essa analise do processo produtivo é que se consegue apontar os gargalos e as quedas de produtividade sejam por falta de comprometimento da equipe ou por má gestão dos recursos disponíveis.
Esse estudo visa analisar as estratégias de produção aplicadas na empresa Brose, sua capacidade instalada bem como verificarsuas metodologias e principais dificuldades em implantar e melhorar a qualidade da produção.
1 METODOLOGIA

Segundo Demo (1985:19), metodologia “e uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade da ciência e tratar a realidade teórica e praticamente. Para atingirmos tal finalidade, colocam-se várioscaminhos.

1.1 ENTREVISTA

Segundo Lakatos (2010:178), a entrevista “e um encontro entre duas pessoas, afim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social”.
Para Goode e Hatt(1969:237), a entrevista “consiste no desenvolvimento de precisão, focalização, fidedignidade e validade de certo ato social como observação”.
Tipos de entrevistas:
a) Padronizada ou Estruturada. E aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido;
b) Despadronizada ou não estruturada. O entrevistador tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção queconsidere adequada. Esse tipo de entrevista, segundo Ander-Egg (1978:110), apresenta três modalidades:
- Entrevista focalizada, clínica e não dirigida.
- Painel, onsiste na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.
- Pesquisa, segundo Ander-Egg (1978:28), a pesquisa é um “procedimento reflexivo sistemático, controlado ecrítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.
O desenvolvimento de um projeto de pesquisa compreende seis passos:
a) Seleção dotópico ou problema para a investigação;
b) Definição e diferenciação do problema;
c) Levantamento de hipóteses de trabalho;
d) Coleta, sistematização e classificação dos dados;
e) Analise e interpretação dos dados;
f) Relatório do resultado da pesquisa.

1.2 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Para Cervo e Bervian (2002:63), a pesquisa bibliográfica “procura explicar um problema a partir de referenciasteóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.

1.3 OBSERVAÇÃO

Segundo Lakatos (2010:173), a observação e uma técnica de coleta de dados para conseguir informações eutiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar.

1.3.1 Observação em equipe

Para Lakatos (2010:177), a observação em equipe é mais aconselhável do que a individual, pois o grupo pode observar a ocorrência por vários ângulos.
Quando uma equipe esta vigilante,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrategias de Producao
  • Estratégia da produção
  • Estrategia produção
  • ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
  • Estratégia de Produçao
  • ESTRATEGIA DA PRODUÇÃO
  • Estrategia de produção
  • Estratégias da Produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!