Estrategias de diversificação, internacionalização e reestruturação

Páginas: 21 (5165 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
Estratégia de Diversificação

A diversificação difere de uma mera expansão da matriz de produtos mercados, pelo fato de o novo setor de atuação apresentar condições de atratividade estrutural e fatores críticos de sucesso distintos.

Deste modo existem seis razões básicas, para que as empresas partam para uma estratégia de diversificação:

· Capitalizar nas suas competências centrais:explorar as fontes de vantagem competitiva, que a empresa possui, em mais que um negócio. Temos como exemplo a Honda que devido ao seu conhecimento em sistemas de combustão diversificou com sucesso das motos para os automóveis. Porém, para que a partilha de competências centrais tenha um impacto estratégico no novo negócio, é necessário que esta contribua positivamente no desempenho nos fatorescríticos de sucesso da empresa.
· Aumentar o poder de negociação: por imposição de condições menos favoráveis a fornecedores ou clientes da empresa, ou limitando a atuação dos concorrentes, dado a presença em mais um negócio. Um bom exemplo é a empresa de eletrônica de consumo Sony, pois dada a sua presença em vários setores relacionados tem um poder de negociação elevado na criação de Standards.Contudo, diversificar apenas com o intuito de aumentar o poder de negociação da organização, pode levar a efeitos motivacionais negativos dados a redução da autonomia de gestão de cada um dos negócios.
· Partilhar custos: através da partilha de ativos tangíveis ou intangíveis como, por exemplo, as patentes ou instalações fabris, alcançando economias de escala (diminuição dos custos unitários através daextensão das operações da empresa para novas atividades). Embora partir para a diversificação apenas com intuito de partilhar custos leva muitas vezes a reações negativas como o receio de despendimentos.
· Balancear recursos financeiros: variando os padrões de fluxos de caixa, mas é necessário periodicamente verificar se o novo negócio possui ciclos sazonais semelhantes, pois pode levar a umaumento da variabilidade das receitas e dos pagamentos. Como por exemplo, a Corticeira Amorim que diversificou da produção de rolhas de cortiça, para a produção de aglomerados de cortiça, duas atividades com características financeiras distintas.
· Manter o crescimento: através da entrada em negócios de elevado potencial de crescimento para compensar a estagnação do negócio base. Temos, por exemplo,a Toyota, que dada a maturidade do seu negócio base diversificou para o setor das casas pré-fabricadas, uma indústria em rápido crescimento. Mas a entrada em novos negócios apenas contribui para a expansão das receitas totais da empresa se esta dispuser das competências necessárias para conquistar a preferência dos consumidores. Diversificando desta forma a empresa distribui capital disponívelpara investimentos, uma vez que, tendo o seu controle, a empresa consegue obter melhores informações dobre seu potencial e capacidade de retorno.
· Reduzir o risco: diminuindo a variabilidade das receitas através da atuação em negócios contracíclicos. Como por exemplo, a Sonae que diversificou do setor da transformação da madeira, um negócio muito cíclico, para o setor das grandes superfícies dedistribuição, com características contracíclicas. Mas, a diversificação apenas para reduzir o risco raramente atinge os seus objetivos, sendo por isso uma melhor opção os acionistas da empresa diversificar a sua carteira de títulos.

Para que a diversificação aconteça, a empresa precisa:
a) Razões para diversificar;
b) Ter recursos que garantam que a diversificação crie valor.
Razõesadministrativas para a diversificação:
a) Garantir emprego;
b) Aumento de remuneração.

Tipos de Diversificação

A diversificação empresarial pode ser parcial ou totalmente relacionada com o negócio base da empresa, ou, pelo contrário, não relacionada com nenhuma das atividades realizadas anteriormente.

Assim na diversificação relacionada podem-se aproveitar sinergias quer comercial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia de diversificação
  • Estratégias de internacionalização
  • Estrategia de internacionalização
  • Estratégia Internacionalização
  • Estratégias de internacionalização
  • estratégias da internacionalização
  • Estratégia de internacionalização
  • Estratégias de Internacionalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!