Estrategia de saúde da familia

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A Estratégia de saúde da família
A estratégia de saúde da família foi criada pelo Ministério da saúde, é a implantação de equipes multiprofissionais nas unidades básicas de saúde, o objetivo é reorganizar á prática de atenção á saúde em novas bases, substituir o tradicional; levando saúde o mais próximo das famílias.
A função da equipe de saúde da família é prestar assistência contínua acomunidade acompanhando integralmente à saúde da criança, do adulto, da mulher e dos idosos, ou seja, de todas as pessoas que vivem no território sob sua responsabilidade.
As equipes são compostas por no mínimo, um médico da família, um enfermeiro, um auxiliar técnico de enfermagem, e de quatro á seis agentes comunitários de saúde, quando ampliada conta ainda com um dentista, um técnico dehigiene bucal e um atendente de consultório odontológico.
Principais funções do médico: realizar consultas clínicas em todos os ciclos vitais, fazer domiciliares quando necessário; quando possível participar dos grupos de pessoas com patologias específicas; atendimento e primeiros cuidados nas urgências, encaminhar para atenção secundaria quando necessário, garantir a continuidade do tratamento;solicitar exames; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais quando possível; realizar parto quando o local for adequado.
Auxiliar de enfermagem: executar procedimentos de enfermagem dentro de suas competências; acompanhar consultas de enfermagem; busca ativa para doenças de cunho epidemiológicas; garantir o controle de infecções por meio de limpeza e tratamento adequado dos materiais; ações deeducação em saúde conforme planejamento.
Agente comunitário de saúde: cadastrar as famílias e manter cadastro atualizado; orientar as famílias para utilizar adequadamente os serviços de saúde; identificar micro áreas de risco onde as pessoas necessitam de maior atenção da equipe; realizar visitas domiciliares e informar a equipe qualquer situação de risco; participar juntamente com a equipe degrupos educativos de promoção a saúde e prevenção de doenças.
Dentista é o profissional capacitado na área odontológica, desenvolver com os demais membros da equipe atividades referentes à saúde bucal. Em ação conjunta com o técnico bucal definir o perfil epidemiológico da população e planejar a programação em saúde bucal, a fim de promover a saúde e prevenir doenças bucais; realizarprocedimentos clínicos incluindo das urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais.
Técnico em saúde bucal cabe sob a supervisão do dentista: acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos; remoção do biofilme e fotografias e tomadas de uso odontológico; limpeza e antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos; medidas debiossegurança de produtos e resíduos odontológicos.
Atividades executadas pelas equipes de saúde da família
Saúde da criança
Vigilância nutricional: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, promoção do aleitamento, referências para exames laboratoriais e combate as carências nutricionais.
Imunização: controle do cartão de vacinação e participação em campanhas de vacinação.
Assistência ás doençasprevalentes na infância: diarreias e infecções respiratórias agudas em menores de cinco anos, assistência á outras doenças prevalentes, atividades educativas na promoção da saúde e prevenção de doenças, garantia de acesso á hospitais e ambulatórios, exames laboratoriais quando necessário.
Assistência e prevenção às patologias bucais na infância: ação de prevenção e cura das patologias bucais,evidenciação de placa bacteriana. Escovação supervisionada: bochechos com flúor e educação em saúde bucal e acesso aos meios preventivos como escova, creme e fio dental. Garantia de acesso á hospitais e ambulatórios especializados em saúde bucal.
Saúde da mulher e do recém-nascido
Pré-Natal: diagnóstico de gravidez; cadastramento de gestantes; classificação de risco gestacional; acompanhamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Credenciamento de Estrategia Saúde da Família
  • Estratégia de Saúde da Família
  • O acolhimento e a estratégia saúde da família
  • o enfermeiro na estrategia da saude da familia
  • Estratégias de Saúde da Família
  • A Estratégia Saúde na Família
  • ESF Estratégia Saude da Família
  • Estrategia em saude da familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!