Estrat Gias Representam O Caminho Ou O Modo Para Se Alcan Ar Os Objetivos Almejados Na Negocia O

501 palavras 3 páginas
Estratégias representam o caminho ou o modo para se alcançar os objetivos almejados na negociação. Mas, para que uma negociação alcance êxito, há que se olhar também para o relacionamento entre as partes envolvidas, ou seja, o relacionamento necessário para se obter aquilo que se pretende.
A escolha da estratégia é um ponto significativo do planejamento de uma organização, pois ela representa ou deve representar as bases para garantir o sucesso esperado. A estratégia deverá ser definida levando-se em consideração a funcionalidade interna da organização e, ao mesmo tempo, orientá-la para aproveitar as oportunidades e precaver-se das ameaças do ambiente externo no qual está inserida.
Lewicki, Hiam e O Lander (1996) sugerem cinco tipos de estratégias, nas quais destacam, tanto a importância nos resultados, como no relacionamento, como ilustrado na figura nº 2:
Figura nº 2 – Estratégias de negociação Alta

Importância do Relacionamento

Baixa Baixa Importância dos Alta Resultados Fonte: Lewicki; Hiam; O Lander (1996) A estratégia de evitar, tende a levar a negociação a um perde-perde, ou seja, ambas as partes perdem. Ocorre quando há pouca importância, tanto no relacionamento, quanto nos resultados. O conflito posterior tor na-se iminente. A estratégia, neste caso, é implementada com o negociador retirando-se da negociação ativa ou evitando-a por completo. Os motivos podem ser por questões de custos ou por se considerar a negociação como perda de tempo.
A estratégia de acomodação dá ênfase ao relacionamento em detrimento do resultado. A tendência é a negociação perde-ganha, isto é, abre-se mão dos resultados, em favor da preservação do relacionamento. A estratégia, neste caso, é a construção de um relacionamento profícuo, ou, em alguns casos, a pretensão de se obter algo melhor da outra parte no futuro.
A estratégia competitiva é aquela em que o negociador busca ganhar sempre, a qualquer custo, levando à negociação ganha-perde. Neste

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Uma ferramenta web colaborativa para apoiar a engenharia de requisitos em software livre
    55640 palavras | 223 páginas