Estratégias

Páginas: 11 (2504 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NAS ESCOLAS DE PLANEJAMENTO DESCRITIVAS: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Flávia Adriana Santos Rebello1

RESUMO
Este artigo busca identificar as principais características e críticas das Escolas de Planejamento Descritivas, traçando um paralelo entre elas na busca de semelhanças e divergências quanto ao processo de formulação de estratégias.Palavras-chave: escolas de planejamento, estratégia.

ABSTRACT
The main of this article is to identify the characteristics of and comment upon descriptive planning schools, delineating a comparative and looking for similarities and differences about the process of strategies formulation.

Key-words: planning schools, strategy.


1. INTRODUÇÃO
Muito se tem falado a respeito dos métodos paraformulação de estratégias com base nas dez escolas de planejamento apresentadas por Mintzberg (1990). Classificadas como prescritivas – aquelas que se referem a como as estratégias deveriam ser formuladas e não como elas realmente se formam – e as descritivas, que enfocam os aspectos específicos do processo de formação de estratégia, sendo menos interessadas no ideal prescrito no comportamentoestratégico, mas sim na descrição de como as estratégias de fato são feitas.
Assim, este estudo busca apresentar semelhanças e diferenças entre as escolas consideradas descritivas, grupo do qual fazem parte as Escolas Empreendedora, Cognitiva, do Aprendizado, do Poder, Cultural e Ambiental.
Desta forma, a primeira parte deste artigo aponta as características principais de cada uma das escolas, seguidaspor uma análise das principais críticas às escolas, concluindo com um comparativo entre elas na busca de aspectos semelhantes e divergentes a fim de promover um melhor entendimento da questão quando se observa o comportamento de algumas organizações.

2. CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DESCRITIVAS

2.1 A Escola Empreendedora
A Escola Empreendedora dita que a formação da estratégia é vista comoum processo empresarial associado à visão do líder, sobretudo considerando o grau de criatividade deste gestor, criatividade esta diretamente ligada aos aspectos do pensamento complexo.
Diferente do que pregava uma das escolas do grupo prescritivo, a Escola Empreendedora passou de uma visão formal – de processos, projetos, planos, posições -, para uma visão mais ampla e particular, o que a tornauma inovação em termos de estratégia. Passa, então, a adotar termos como “intuição”, “julgamento”, “critério” e “sabedoria” como fontes de desenvolvimento de planejamentos organizacionais, trazendo para junto da liderança a responsabilidade pelo futuro da empresa.
Tal responsabilidade se traduz no que antes se entendia como formalização de pensamento e que era trabalhado de forma coletiva nasempresas, na Escola Empreendedora torna-se um processo individual agregado dos riscos que um pensamento único possa acarretar em um grupo social (empresa) formado por diversas pessoas com posicionamentos diferentes.
Neste sentido, a perspectiva de novas oportunidades rondava o Empreendedorismo que, diante do “fracasso” do planejamento formal, depositava na visão de novos horizontes asexpectativas de um negócio melhor, tornando-se, muitas vezes uma obsessão para o líder visionário.


2.2 A Escola Cognitiva
Esta escola se desenvolveu na linha do conhecimento, que busca nas ferramentas da psicologia cognitiva o modo de penetrar na mente do estrategista. Os autores da escola cognitivista analisam o processo de pensamento do tomador de decisões, ou seja, o estrategista, buscandoentender as razões criativas e inovadoras que originam as estratégias.
Assim, a partir dos anos 80, observa-se um crescimento contínuo nas pesquisas sobre os aspectos cognitivos da criação da estratégia e na cognição como processamento da informação, mapeamento da estrutura do conhecimento e âmbito de conceitos. Entretanto, outro ramo mais recente desta escola adotou uma visão mais subjetiva,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estratégia
  • O que é estratégia
  • Estratégia
  • estrategia
  • Estratégia
  • Estrategias
  • estrategia
  • Estrategia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!