Estratégias e projetos de produção

Páginas: 7 (1512 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA

Curso superior de Tecnologia em Logística










GESTÃO DE OPERAÇÕES
2- ESTRATÉGIAS E PROJETOS DE PRODUÇÃO










Autor : Fabio Estevão
















Ribeirão Preto
Agosto , 2012
2.1- Papel Estratégico: Objetivos e Estratégias de Produção
No nível estratégico, a classificação mais útil dos objetivos dedesempenho da produção que qualquer operação possa perseguir pode ser obtida identificando-se os stakeholders da operação. Os stakeholders são as pessoas ou grupos de pessoas que possuem interesse na operação, e que podem ser influenciadas por ou influenciar as atividades da operação produtiva. Alguns stakeholders são internos, como, por exemplo, os empregados da operação; outros são externos, como asociedade ou grupos comunitários, ou ainda, os acionistas da empresa. Alguns stakeholders externos possuem um relacionamento comercial direto com a empresa, como por exemplo, os fornecedores da produção e os consumidores que irão receber os produtos ou serviços. Por outro lado a empresa também é responsável por garantir que seus empregados sejam bem tratados e que a sociedade não seja toda afetadanegativamente por suas atividades de produção – os veículos da empresa precisam ser mantidos para não poluírem o ambiente: o nível de desperdício de material e energia precisa ser minimizado; é necessário garantir que suas operações produtivas não ponham em risco a vida e o bem-estar dos que moram perto, e assim por diante.
Entretanto, em qualquer tipo de empresa, é responsabilidade da funçãoprodução compreender os objetivos de seus stakeholders e estabelecer seus objetivos de acordo.
Cinco objetivos de desempenho
Os objetivos mais amplos que as operações produtivas necessitam perseguir para satisfazer a seus stakeholders formam o pano de fundo para todo o processo decisório da produção. Entretanto, no nível operacional, é necessário um conjunto de objetivos mais definidos. Estes são oscinco objetivos de desempenho básicos e se aplicam a todos os tipos de operações produtivas.
Objetivo qualidade
Qualidade significa “fazer certo as coisas”, mas as coisas que a produção precisa fazer certo variarão de acordo com o tipo de operação.
Na fábrica de automóveis, qualidade significa carros fabricados conforme as especificações e confiáveis. Todos os componentes são corretamentemontados e todos os componentes extras e documentos são apresentados o local correto. Visualmente, o carro deve ser atraente e sem manchas e riscos.
Colocado dessa maneira, não é surpresa que todas as operações consideram qualidade um objetivo particularmente importante. Em alguns casos, a qualidade é a parte mais visível de uma operação. Além disso, é algo que o consumidor considera relativamentefácil de julgar na operação.
Qualidade pode significar...
Fábrica de automóveis
• Todos os componentes são fabricados conforme as especificações
• A montagem atende às especificações
• O produto é confiável
• O produto é atraente e sem defeitos
Qualidade dentro da operação
Bom desempenho de qualidade em uma operação não apenas leva à satisfação de consumidores externos, como também torna maisfácil a vida das pessoas envolvidas na operação. Satisfazer os clientes internos pode ser tão importante quanto satisfazer aos consumidores externos.
• Qualidade reduz custos
• Qualidade aumenta a confiabilidade
Objetivo rapidez
Rapidez significa quanto tempo os consumidores precisam esperar para receber seus produtos ou serviços. Para a fábrica de automóveis, rapidez significa que o tempoentre pedido de um carro especificado solicitado por um revendedor é o mais curto possível.
Rapidez pode significar...
Fábrica de automóveis
• O tempo entre o pedido de um carro específico por um revendedor e sua entrega ao consumidor é mínimo
• O tempo de espera pela assistência técnica é mínimo
Rapidez da operação interna
A rapidez da operação interna também é importante. A resposta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrategias de produção
  • Estrategias de Producao
  • Estratégia da produção
  • Estrategia produção
  • ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
  • Estratégia de Produçao
  • ESTRATEGIA DA PRODUÇÃO
  • Estrategia de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!